Ferraz de Vasconcelos - Merendeiras passam por capacitação


Dat
Merendeiras passam por capacitação
Divulgação/Jovino Souza
Profissionais ouviram dicas de preparo das refeições
Um total de 243 servidoras da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos receberam orientações técnicas sobre higiene na manipulação e no preparo das refeições oferecidas na rede municipal de ensino, bem como sobre o armazenamento devido dos gêneros. Os trabalhos tiveram início às 14 horas e foram coordenados pela secretária de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal. Participaram as responsáveis pelas refeições oferecidas em 22 creches, 29 escolas municipais, 17 estaduais, bem como nos Centros da Juventude, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e nos Ediforps I e II. "Esse tipo de iniciativa é muito importante para que as merendeiras tomem ciência do quanto é necessário ter cuidados na manipulação e no preparo dos alimentos. Temos ótimas profissionais trabalhando nas escolas, portanto, tenho certeza que as orientações passadas hoje são de grande valia e agregaram, e muito, o conhecimento delas. Nossas crianças merecem toda nossa atenção, inclusive quando o assunto é alimentação", diz Maria Aparecida.

O prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, esteve presente no encontro, que terminou por volta das 17 horas. "Quando o assunto é manipulação de alimentos, todo o cuidado deve ser tomado por parte dos profissionais que atuam no segmento. É preciso que seja evitado qualquer tipo de contaminação. A refeição precisa chegar com qualidade para o aluno, ideal para o consumo. Para tanto, é preciso escolher bem os ingredientes, mas, também, redobrar a atenção no preparo. Precisamos, ainda, evitar o desperdício. Sei que temos na municipalidade um time de primeira, merendeiras comprometidas e que fazem o melhor", elogiou Filló.

A palestra sobre o preparo ideal da merenda foi ministrada pelas nutricionistas Ubirajara Tocuichi Nakazawa e Elisabete Gonçalves Cabrera. Durante a apresentação, as especialistas falaram sobre a importância de se manipular e armazenar corretamente as refeições servidas aos alunos. O objetivo, segundo as profissionais, é evitar contaminações, otimizar o preparo e evitar desperdício, lançando mão da utilização racional dos alimentos.

Ainda durante a exposição, a coordenadora do Centro de Distribuição de Alimentação Escolar (Cedae), Said Nair Benute, explicou sobre a necessidade das merendeiras sustentarem boa conduta no trato com alunos, professores e demais servidores. A profissional também falou sobre o cuidado que deve ser tomado com os mantimentos que entram e saem todos os dias do Cedae rumo às escolas.

Postagens mais visitadas deste blog