Mogi das Cruzes - Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi das Cruzes terá 83 atrações

Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi das Cruzes terá 83 atrações

O secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, apresentou toda a programação da Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio




Às 19 horas desta sexta-feira (04/05) será realizado, no Theatro Vasques, o lançamento da Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi das Cruzes. O evento, que chega a sua quarta edição na cidade, foi pré-apresentado na tarde desta quinta-feira (03/05) pelo secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, e alcança neste ano um número recorde de atrações; são 83 no total, sendo 65 exclusivamente mogianas e 18 agendadas pelo Governo do Estado. Vale lembrar que a primeira Virada, em 2009, contou com 14 atrações, a segunda teve 59 e a terceira 70.

Outro recorde é o número de palcos que serão utilizados para o evento; 11, sendo que em anos anteriores o máximo havia sido sete. Destes, três manterão atrações durante 24 horas: a Avenida Cívica, que é o palco principal, o Theatro Vasques e o Largo do Carmo. Mas o público interessado encontrará atrações também na Praça Norival Tavares, Ciarte, Terminal Central, Praça Oswaldo Cruz, Largo do Rosário, Largo Bom Jesus, Casarão do Carmo e Praça João Antonio Batalha (Praça do Shangai). 

Na Praça Norival Tavares, Ciarte e Terminal Central o foco ficará com as artes visuais. É na Norival Tavares, inclusive, que acontecerá o primeiro evento da programação; mais uma edição do Pintura ao Vivo, evento que consiste na exposição e venda de quadros de artistas mogianos em um espaço público privilegiado da cidade. A exposição acontece no dia 19 de maio, das 10 às 15 horas. A abertura oficial da Virada, entretanto, acontece no dia 19 de maio, às 18 horas, no Theatro Vasques, e o encerramento também será por volta das 18 horas do dia seguinte.

A expectativa é receber um público de 30 mil pessoas, especialmente em palcos como a avenida Cívica, onde as apresentações serão ininterruptas. É para a avenida Cívica também que estão confirmadas as maiores atrações, como o show da banda Plebe Rude, marcado para a meia-noite do dia 20, e de Moraes Moreira, que encerra a programação, às 18 horas do mesmo dia. Às 14h30 também do dia 20 os fãs de Mallu Magalhães poderão conferir show da cantora, compositora e instrumentalista. Já no dia 19, um dos destaques é a apresentação da mogiana e conhecida Band It!, às 21 horas.

Confira aqui a programação completa.

No Theatro Vasques a programação também será intensa; ela se inicia às 18h30 do dia 19, logo após a abertura oficial, e se estende até as 16h30 do dia seguinte. São ao todo 19 apresentações protagonizadas por diversos grupos teatrais, sendo três de Mogi – Fantochia, Cia. Lenda Urbana e Grupo Teatral 4 Cobras. 

Já no Largo do Carmo, seguindo a tradição do local, o destaque ficará com as bandas de rock, e serão 13 apresentações, começando às 18 horas do dia 19 e se estendendo até as 16h20 do dia 20. Entre os destaques, estão as bandas Telerock´s, Lady Luck e Claus Monzani Ballanotti, que também é mogiano.

No Largo Bom Jesus, haverá apresentações de MPB e cultura popular, com artistas como Waldir Vera, Serginho Machado e o grupo Jabuticaqui. Já na praça do Shangai o choro e o samba serão os protagonistas, com apresentações de Xavier Filho e a Banda Polenta, Aline Chiaradia e o Trio Aperto de Mão e Sollano e Banda Capadócia. 

A Praça Oswaldo Cruz receberá apresentações de sertanejo e dança, o Casarão do Carmo terá música, stand up e dança e o Largo do Rosário apresentará hip hop e música eletrônica. 

“Estamos com uma programação bastante extensa e muito variada, já que o intuito é agradar a todos. Em Mogi sempre priorizamos os artistas da cidade, e por isso mesmo neste ano estamos com um número recorde de apresentações locais. Montaremos também palcos próximos uns dos outros, para permitir que as pessoas circulem a pé de um local para o outro, e possam conferir diversas atrações consecutivas”, destacou o secretário, ao lembrar ainda que a Virada Cultural deste ano terá a peculiaridade de acontecer simultaneamente à Festa do Divino Espírito Santo. 

A Virada Cultural Paulista é um evento anual promovido numa parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo do Estado. O intuito é promover 24 horas ininterruptas de eventos culturais dos mais variados tipos e inteiramente gratuitos. O Governo do Estado cuidou do agendamento de alguns artistas, enquanto que a Prefeitura providenciará toda a infraestrutura. Neste ano, dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 27 receberão edições próprias da Virada Cultural. (LMS)

Postagens mais visitadas deste blog