Mogi - Alunos participam de exposição e teatro sobre a água no Parque Centenário

Alunos participam de exposição e teatro sobre a água no Parque Centenário

Tenda decorada com peixes e águas-vivas apresenta obras de artistas populares e teatro sobre a questão da sustentabilidade, em especial a preservação da água.






Alunos da Escola Municipal Prof. Dermeval Arouca, no Jardim Ivete, foram os primeiros a visitar o projeto “Água Criatividade Sustentável”, realizado no Parque Centenário, em Cezar de Souza, até o dia 23 de maio. A iniciativa, patrocinada pela Gerdau com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, reúne teatro e exposição de arte sobre a preservação da água e atenderá mais de 2,3 mil crianças da rede municipal mogiana.

Em uma tenda decorada com peixes e águas-vivas, os alunos foram recebidos por arte-educadores que apresentaram obras de arte popular brasileira voltadas para a sustentabilidade, em especial a questão da água. Em seguida, um animado teatro envolveu as crianças que participaram ativamente do espetáculo com os atores. O projeto foi criado em parceria pelas empresas Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas e Artunlimited, por meio do programa Proac do Governo Estadual. 

“Começamos o trabalho a partir do Relatório do Ecossistema do Milênio feito pela ONU, contamos com a consultoria de uma doutora em meio ambiente e apoio educacional. Trazemos no projeto não só a questão biológica da importância da água, mas o seu aspecto simbólico. Unimos cultura e educação para atingir a criança”, contou Gisela Arantes, da Umiharu. No local, serão atendidas crianças de 7 a 13 anos de 12 escolas municipais. São duas sessões, às 9 e às 14 horas de segunda à sexta-feira. 

“Este projeto vem complementar as ações voltadas para a sustentabilidade que a Secretaria Municipal de Educação já desenvolve a algum tempo, como os projetos da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes e os realizados em nossas escolas”, disse Serly Garcia, responsável pela Divisão de Programas Educacionais da Pasta. As escolas participantes receberão manuais do Aluno e do Professor para praticar o que aprenderão no projeto em sala de aula. 

“É de fundamental importância despertar nas crianças a consciência sobre a importância de preservar o meio ambiente, em especial a água”, destacou o gerente de produção da Gerdau, Denilson Pisaneschi. Também participaram do evento o ouvidor municipal Romildo Campelo, a gestora do Parque Centenário Lucila Manzatti e a secretária adjunta de Obras, Rita Pomares. (KCB)

Postagens mais visitadas deste blog