Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Jair Bolsonaro não vai ao julgamento da trama golpista no STF

 

Jair Bolsonaro não vai ao julgamento da trama golpista no STF

De acordo com seus advogados, ele não está em boa condição de saúde. Bolsonaro tem enfrentado crises de soluço, que, por vezes, levam a vômitos
 01/09/2025 | 20h18


Por Marianna Holanda e Cézar Feitoza

(Folhapress) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai à abertura do julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal), que pode condená-lo a mais de 40 anos de prisão.

De acordo com seus advogados, ele não está em boa condição de saúde. Bolsonaro tem enfrentado crises de soluço, que, por vezes, levam a vômitos.

Ele está em prisão domiciliar desde 4 de agosto e só deixou o local no último dia 16, para realizar exames médicos.

O boletim divulgado na ocasião informou que ele segue com tratamento para hipertensão arterial e refluxo, além de tomar medidas preventivas contra broncoaspiração.

Segundo aliados, Bolsonaro não está bem nem fisicamente, nem psicologicamente.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) esteve com Bolsonaro por cerca de duas horas nesta segunda. Ela disse que ele está sereno, mas soluçando muito.

Jair Bolsonaro não vai a julgamento da trama golpista no STF

Ao longo das cerca de duas horas do encontro, ela conversou com Bolsonaro e sua mulher, Michelle, fez uma oração com os dois e comeu bolo de lanche. Questionada se ele confirmou a ida ao julgamento, ela disse que não trataram disso, mas que não acredita que ele vá.

“Ele está soluçando muito, acho que não é viável [a ida dele ao julgamento]. Mas vamos ver, ele está fazendo o que os advogados estão mandando”, disse à reportagem.

Participação de Bolsonaro

Bolsonaro conversou nas últimas semanas com aliados para definir se participaria presencialmente do julgamento ou não.

Ele disse a pessoas próximas que gostaria de estar na corte em algumas das sessões, quando ficaria frente a frente com os ministros que ele considera algozes, mas à época aliados já citavam a possibilidade de seu quadro de saúde ser um empecilho para esse plano.

A ideia de comparecer ao tribunal no último capítulo do processo, que pode condená-lo a mais de 40 anos de prisão sob acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado, é descrita pelo entorno do ex-presidente como uma forma de demonstrar força e evitar a impressão de que estaria acuado por seus julgadores.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse no último dia 25 que a saúde de Bolsonaro preocupa, mas que, caso não estivesse em prisão domiciliar, ele melhoraria imediatamente. “Se estivesse livre, ele sarava na hora. O estado moral dele é por causa disso.”

O STF marcou o começo do julgamento para o dia 2 de setembro, com conclusão esperada até o dia 12. A proposta daqueles que defendem que ele vá ao tribunal não é acompanhar as duas semanas de sessões, mas ao menos estar no primeiro e no último dia.

Assim como os demais réus, Bolsonaro pode comparecer à corte para assistir ao julgamento. Como está em prisão domiciliar, terá de pedir autorização ao ministro relator Alexandre de Moraes, como determina o Código de Processo Penal. 

https://iclnoticias.com.br/jair-bolsonaro-nao-vai-a-julgamento-stf/

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos após comparar o cabelo de um cidadão negro a “criatórios de baratas”

  midianinja O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) a pagar R$ 1 milhão por danos morais co...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page