Juliana Dal Piva
Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.
Lula reconduz Gonet na PGR uma semana antes do julgamento de Bolsonaro
Nesta quarta-feira (27), o presidente Lula assinou a recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). O procurador-geral, que já ocupa o cargo desde 2023, terá mais um mandato na chefia do Ministério Público Federal por mais dois anos. A decisão do presidente se dá uma semana antes do início do julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de estado em 2022.
Depois da publicação no Diário Oficial da União, Gonet ainda precisa da aprovação do Senado. O PGR foi informado da decisão quando estava no Palácio do Planalto conversando com Lula. A medida veio sem surpresas. O atual mandato de Gonet termina em dezembro e o Planalto faz articulações com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), responsável pela sabatina no Senado, para a aprovação do nome de Gonet.
A recondução vem como resposta a uma série de ataques ao estado brasileiro para tentar parar o julgamento no STF da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.
PGR pede monitoramento de Bolsonaro

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro acontece em menos de uma semana (Foto: Ton Molina/STF)
Nesta semana, antes da recondução, Paulo Gonet havia pedido ao Supremo Tribunal Federal, o reforço do monitoramento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele defendeu que equipes da Polícia Federal monitorem Bolsonaro em tempo integral para evitar qualquer chance de fuga.
A iniciativa foi tomada após o diretor-geral da PF relatar ao STF que havia risco de fuga de Bolsonaro, inclusive com possibilidade de tentar refúgio na embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Junto a isso, havia um um rascunho, de fevereiro de 2024, de um pedido de asilo à Argentina no celular do ex-presidente.
https://iclnoticias.com.br/lula-reconduz-gonet-a-pgr-uma-semana-antes-do-julgamento-de-bolsonaro/