CHINA-BRASIL: Em meio à escalada tarifária imposta pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a grande parte dos produtos brasileiros vendidos ao mercado norte-americano, as exportações de soja do Brasil para a China registraram forte alta em julho — movimento que acendeu o sinal de alerta entre produtores norte-americanos do grão.
Segundo dados da Administração Geral de Alfândega da China, as compras chinesas de soja brasileira cresceram 13,9% no mês passado em relação a julho de 2024. No sentido oposto, os embarques vindos dos Estados Unidos com destino à China caíram 11,5% no mesmo período.
Em julho, a China importou 10,39 milhões de toneladas de soja do Brasil, o que correspondeu a 89% de todo o volume adquirido pelo país naquele mês. No mesmo mês de 2024, o volume brasileiro havia sido de 9,12 milhões de toneladas.
Ao todo, as importações chinesas de soja somaram 11,67 milhões de toneladas em julho, o maior volume já registrado para o mês.
Nos seis primeiros meses de 2025, os embarques brasileiros de soja à China alcançaram 42,26 milhões de toneladas. Já as exportações norte-americanas somaram 16,57 milhões de toneladas no mesmo período.