Mauro Cid diz que Filipe Martins alterou minuta golpista a mando de Bolsonaro e a levou aos militares

 


Mauro Cid diz que Filipe Martins alterou minuta golpista a mando de Bolsonaro e a levou aos militares

 Atualizado em 14 de julho de 2025 às 16:05  

O tenente-coronel Mauro Cid afirmou nesta segunda-feira, 14, ao Supremo Tribunal Federal (STF), que Filipe Martins, ex-assessor da Presidência, modificou uma minuta de decreto com medidas de exceção a pedido direto do então presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Cid, o documento previa ações como prisão de autoridades e convocação de novas eleições para reverter o resultado do pleito de 2022. Martins nega envolvimento no caso. 

Durante o depoimento como delator, Cid relatou que Martins apresentou os “considerandos” do decreto golpista em uma reunião realizada na biblioteca do Palácio da Alvorada, nos últimos meses de 2022, com a presença de Bolsonaro e comandantes das Forças Armadas.

Segundo ele, o assessor saiu de um encontro com Bolsonaro com o texto rabiscado, contendo alterações feitas conforme as instruções do presidente. “Foi quando ele pegou o computador para fazer as modificações sugeridas pelo presidente”, disse Cid. 

Questionado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, Cid confirmou que o conteúdo da minuta incluía medidas como a prisão de autoridades, novas eleições e outras ações voltadas à reversão do resultado eleitoral. Ele também disse que Filipe Martins participou de outras reuniões com Bolsonaro, com o mesmo objetivo.

A defesa de Martins, representada pelo advogado Jeffrey Chiquini, confrontou Cid com o depoimento do ex-comandante do Exército Freire Gomes, que afirmou não se lembrar da participação do assessor em tais encontros. Cid, porém, manteve a versão de que Martins esteve presente em reuniões ao lado de Freire Gomes. 

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/mauro-cid-diz-que-filipe-martins-alterou-minuta-golpista-a-mando-de-bolsonaro-e-a-levou-aos-militares/

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro se incrimina

chico.alencar INTERROGATÓRIO DEMOCRÁTICO

Anistia é Golpe

VIVA O SUS!

Mamata!