Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Lula parabeniza Putin por proposta de encerrar guerra na Ucrânia

 


Lula parabeniza Putin por proposta de encerrar guerra na Ucrânia

 Atualizado em 14 de maio de 2025 às 20:43  

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva “felicitou” o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela proposta de abertura de negociações com a Ucrânia. 

A ligação entre os dois líderes aconteceu nesta quarta-feira (14), segundo o Palácio do Planalto. 

A guerra entre os dois países começou em fevereiro de 2022.

Durante o telefonema, Lula também incentivou Putin a comparecer à reunião prevista para esta quinta-feira (15) em Istambul, na Turquia.

 “A composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado”, disse o presidente brasileiro, segundo a nota oficial.

Na terça-feira (13), o chanceler ucraniano, Andrii Sybiha, afirmou que pediu ao Brasil que ajude a garantir a presença de Putin nas conversas. 

Ele relatou, em postagem no X, antigo Twitter, que falou por telefone com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, para reforçar o apelo.

“Reafirmei a disponibilidade do presidente Zelensky para se reunir com Putin na Turquia e instei o Brasil a usar a sua voz competente no diálogo com a Rússia para que este encontro direto ao mais alto nível aconteça”, escreveu Sybiha. Ele também solicitou apoio a um cessar-fogo de 30 dias.

No sábado (10), Putin anunciou a disposição para retomar negociações diretas com Kiev. A proposta, feita em pronunciamento na TV russa, tem apoio da Turquia e prevê a realização do encontro em Istambul, já a partir desta quinta. O Kremlin, até o momento, não confirmou a presença do presidente.

Volodymyr Zelensky de roupa preta, sério, com a mão esquerda levantada, sem olhar para a câmera
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia – Reprodução

“Estamos propondo a Kiev retomar negociações diretas, sem pré-condições”, declarou Putin. “Oferecemos às autoridades de Kiev a retomada das negociações já nesta quinta, em Istambul.” O presidente russo afirmou ainda que busca uma “paz forte e duradoura”.

Em paralelo à movimentação diplomática, líderes europeus pressionaram Moscou por uma trégua incondicional de 30 dias. O grupo formado por Ucrânia, Reino Unido, França, Alemanha e Polônia ameaçou impor novas sanções caso a pausa não seja cumprida.

Lula esteve em Moscou na semana passada, durante as celebrações da vitória da União Soviética na Segunda Guerra. Após o encontro com Putin, ele seguiu para a China, onde Brasil e China divulgaram declaração conjunta pedindo início imediato das negociações entre Rússia e Ucrânia.

A nota não menciona trégua nem cessar-fogo, mas afirma que “a única forma de pôr fim ao conflito” é o diálogo direto. Brasil e China também pedem que qualquer acordo seja duradouro, justo e “vinculante para todas as partes no final”.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/lula-parabeniza-putin-por-proposta-de-encerrar-guerra-na-ucrania/


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page