Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de maio de 2025

Evo Morales, Pedro Sánchez e outros líderes mundiais lamentam morte de Mujica

 


Evo Morales, Pedro Sánchez e outros líderes mundiais lamentam morte de Mujica

O Itamaraty publicou texto em que chamou Mujica de 'grande amigo do Brasil', além de destacar que o uruguaio foi um entusiasta do Mercosul
 13/05/2025 | 17h25

Líderes mundiais lamentaram a morte de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai e referência para a esquerda latino-americana e no mundo. Mujica morreu aos 89 anos, nesta terça-feira (13), em decorrência de um câncer no esôfago. A informação do falecimento de Mujica foi confirmada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.

Itamaraty publicou nota na tarde desta terça. No texto, chamou Mujica de “grande amigo do Brasil”, além de destacar que o uruguaio foi um entusiasta do Mercosul e “um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina”.

“O legado de ‘Pepe’ Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”, diz a nota.

Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, disse: “Pepe Mujica foi uma dessas pessoas imprescindíveis para a humanidade. Dedicou a vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Lutou por esse ideal de todas as formas possíveis, inclusive pelo exemplo de vida que nos legou. Foi amigo do Brasil e do nosso povo, conquistou a juventude e foi admirado por onde passou. Vá em paz, querido Pepe. Te agradecemos por tudo.”

A ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara escreveu: “Adeus, Mujica. Uma das maiores referências dos nossos tempos. Não só política, mas de humildade e humanidade. Em tempos difíceis, ver a partida de uma figura tão inspiradora é triste. Ficam seus ensinamentos e, sobretudo, sua esperança em um mundo melhor. Seguiremos sua luta!”.

Mujica

Sâmia Bomfim (PSOL-SP), deputada federal, também se manifestou: “Vá em paz, Mujica. Um importante líder progressista latinoamericano, lutou contra a ditadura no Uruguai, defendeu valores como a justiça social, a solidariedade entre os povos, a defesa do meio ambiente e a ética na política. Agradecemos o legado, Pepe!”

A deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) escreveu: “Meus sentimentos ao povo uruguaio e à família de José “Pepe” Mujica. Um líder uruguaio raro, que fez da política um ato de humildade, coragem e amor pelo povo. Mostrou ao mundo que é possível governar com ética, simplicidade e coerência. Viveu como pensava — e isso já é uma forma de revolução.”

Ex-líderes latino-americanos foram os primeiros que se pronunciaram sobre a notícia. Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, publicou no X  que “toda a América Latina está de luto”.

“Estamos profundamente tristes com o falecimento do meu irmão Pepe Mujica. Lembro-me sempre dos seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele era um fervoroso defensor da integração e da Grande Pátria. Seus ensinamentos e seu grande exemplo permanecem. Estendo minhas condolências à família, aos colegas ativistas e ao povo uruguaio”, escreveu Morales.

Rafael Correa, ex-Presidente do Equador, postou em tom de tristeza no X: “Pepe nos deixou”.

Líderes mundiais lamentam morte de Mujica

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, escreveu:

“Pepe Mujica, o grande revolucionário, presidente do Uruguai, morreu. Adeus amigo. Espero que um dia a América Latina tenha um hino, espero que um dia a América do Sul se chame: Amazônia. Hoje acredito firmemente que o projeto de integração latino-americana passa pela construção, como a União Europeia, de uma União Grancolombiana, que no coração da América Latina e do Caribe dê o passo decisivo para a integração.”

Alberto Fernández, ex-presidente da Argentina, disse que, sem Mujica, o mundo fica mais triste e fraco. “Um exemplo de austeridade em uma sociedade que recompensa aqueles que acumulam fortunas. Sem sê-lo, ele foi o melhor dos cristãos. Sem Francisco e Pepe, o mundo fica mais triste e fraco. Minha memória estará sempre com esse grande uruguaio”, publicou.

Luis Arce, presidente da Bolívia, disse que Mujica foi um verdadeiro farol de esperança. “Com o coração profundamente triste, nos despedimos do nosso irmão e camarada José ‘Pepe’ Mujica, um verdadeiro farol de esperança, humildade e luta pela justiça social. Sua vida foi um testemunho de rebelião e amor ao seu povo”, escreveu.

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, disse: “Um mundo melhor. Foi nisso que Pepe Mujica acreditou, lutou e viveu. A política faz sentido quando é vivida assim, com o coração. Meu mais profundo carinho à sua família e ao Uruguai. Eterno, Mujica”.

Yamandú Orsi, atual presidente do Uruguai, disse: “Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referente e líder. Vamos sentir muito a sua falta, querido Velho. Obrigado por tudo o que nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referente e líder. Vamos sentir muito a sua falta, querido Velho. Obrigado por tudo o que nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.”


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page