OEA fala em compromisso do Brasil com direitos humanos após visita
OEA fala em compromisso do Brasil com direitos humanos após visita
Comitiva chegou em fevereiro para analisar a situação da liberdade de expressão no país. Grupo tem desde bolsonaristas a ministros do STF
atualizado
Relembre a visita
Entre 9 e 14 de fevereiro, uma comitiva da OEA, chefiada pelo relator Pedro Vaca Villarreal (foto em destaque), veio ao Brasil para analisar a situação da liberdade de expressão no país.
O grupo se reuniu com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), representantes do governo federal, além de parlamentares e líderes da oposição, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista ao Metrópoles, o relator especial afirmou que “tom dos relatórios” é “realmente impressionante” e que as informações seriam analisadas com “com calma”.
Segundo a nota, a comitiva “recebeu ampla, detalhada e diversificada quantidade de informações sobre a situação de liberdade de expressão e seu impacto sobre os direitos humanos, que serão avaliadas em sua totalidade”.
Ao final, reconhece que o Brasil se mostrou aberto à observação internacional no âmbito da liberdade de expressão, “o que é um sinal de seu compromisso com as instituições democráticas e os direitos humanos”.
Após o comunicado, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, reforçou que o país seguirá “de portas abertas”. “O governo do presidente Lula tem ampliado o compromisso do país com o diálogo, o multilateralismo e os direitos humanos, conforme mandatado por nossa Constituição Federal”, disse.
https://www.metropoles.com/brasil/oea-fala-em-compromisso-do-brasil-com-direitos-humanos-apos-visita