Policial federal vazou informação sobre segurança de Lula; ouça áudios
A PF afirma que Wladimir Matos Soares, preso em novembro de 2024, atuou como infiltrado repassando informações a golpistas
atualizado
Áudios obtidos pela Polícia Federal (PF) durante a investigação da trama golpista mostram um agente da própria corporação infiltrado na segurança de Lula (PT) para vazar informações sobre a segurança do presidente eleito.Monitoramento de Lula
Para além das gravações divulgadas, as informações sobre o policial federal infiltrado constam no relatório da PF sobre a investigação. Os áudios estão descritos na parte em que os agentes discorrem sobre as ações de monitoramento de Lula, que ganham peso frente ao plano de assassinato do então presidente eleito e de outras autoridades que estava sendo organizado.
A investigação apontou que Wladimir, ao fornecer informações que poderiam subsidiar ações com fins golpistas, teria atuado em conjunto com a organização criminosa.
A corporação cita, ainda, mensagens “enfáticas” de Wladimir que demonstrariam “aderência subjetiva à ruptura institucional, que estava em execução naquele momento”.
Em mensagem encaminhada em 20 de dezembro de 2022, o agente diz: “Eu e minha equipe estamos com todo o equipamento pronto p ir ajudar a defender o Palácio e o Presidente. Basta a canetada sair!”
“Desta forma, o investigado, aproveitando-se das atribuições inerentes ao seu cargo no período entre a diplomação e posse do governo eleito, repassou informações relacionadas à estrutura de segurança do presidente Lula para pessoas próximas ao então presidente Jair Bolsonaro aderindo de forma direta ao intento golpista”, afirma a PF no relatório.
Denúncia da PGR
Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu denúncia contra 34 pessoas por golpe de Estado, organização criminosa, entre outros crimes. Estão incluídos na lista o ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid, Walter Braga Netto e Wladimir Matos Soares.
https://www.metropoles.com/colunas/fabio-serapiao/policial-federal-vazou-informacao-sobre-seguranca-de-lula-ouca-audios