Chuva e vento forte podem derrubar árvores e alagar vias em São Paulo nesta semana

Frente fria chega nesta segunda (2) e eventos climáticos podem ser mais intensos a partir de terça (3)
São Paulo

previsão do tempo para a capital paulista e região metropolitana indica chuva forte e generalizada na terça (3) e na quarta-feira (4), segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

São esperadas chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem superar os 60 km/h durante os temporais.

Essa condição meteorológica aumenta o risco para quedas de árvores, formação de alagamentos intransitáveis, bem como deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região.

O homem usar um guardachuva preto, veste blusa escura e calça jeans; os pés estão cobertos pela água que toma todo piso; ao fundo, carros passam na rua
Homem tenta caminhar em calçada alagada na Rua Martim Francisco, na Vila Buarque, região central de São Paulo - Rafaela Araújo - 8.nov.2024/Folhapress

A aproximação de uma frente fria já nesta segunda-feira (2), associada a fortes instabilidades a partir do interior do estado, é a responsável por intensificar as precipitações na primeira metade da próxima semana.

O sistema pré-frontal que chega à região nesta segunda faz os termômetros descerem a temperaturas em torno dos 21°C já na madrugada, mas ainda haverá predomínio de sol no decorrer do dia.

A temperatura máxima chega facilmente aos 30° C, enquanto os menores índices de umidade do ar se mantêm acima dos 55%.

A partir da tarde são esperadas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de rajadas de vento que podem superar os 60 km/h.

Essa condição aumenta substancialmente o risco de formação de alagamentos e elevação dos níveis de rios e córregos.

A terça-feira (03) será um dia marcado por muita chuva no estado de São Paulo. Na Capital paulista e cidades do entorno, assim como no litoral, as precipitações ocorrem a partir da madrugada, de forma contínua e variando de intensidade entre moderada a forte no decorrer do dia.

Por conta disso, o risco de possíveis transtornos se mantém elevado, o que requer especial atenção para deslizamentos de terra, desabamentos, transbordamento de rios e córregos, quedas de árvores e formação de alagamentos intransitáveis.

O tempo instável e chuvoso não permite que a temperatura se eleve muito. A máxima prevista é de 23° C e a mínima vai ocorrer no fim da noite, com previsão de 18° C. A umidade do ar estará em alta com valores entre 85% e 98%.


  • https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/12/chuva-e-vento-forte-podem-derrubar-arvores-e-alagar-vias-em-sao-paulo-nesta-semana.shtml