São José dos Campos (SP) - Vereadores rejeitam título de cidadão de São José dos Campos (SP) a Eduardo Bolsonaro
Vereadores rejeitam título de cidadão de São José dos Campos (SP) a Eduardo Bolsonaro
Os vereadores de São José dos Campos rejeitaram a concessão de título de “cidadão joeense’ ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A proposta foi votada na noite da última quinta-feira (7), na Câmara Municipal da cidade.
O vereador Thomaz Henrique (PL), foi o responsável por apresentar o pedido do título para Eduardo, em abril deste ano. A proposta foi aprovada pelo Comissão de Justiça, Redação e Direitos Humanos, e pelo jurídico, e seguiu seu trâmite.
Na justificativa do projeto de decreto legislativo, Thomas disse que Eduardo “atua sempre defendendo os interesses da direita no Brasil e sem deixar de lado a atuação parlamentar, inclusive beneficiando a cidade de São José dos Campos”.
“Apenas no período entre 2017 e 2019, [Eduardo] destinou diretamente à cidade quase R$ 1 milhão, destinados à segurança e à reforma de estruturas do esporte. Além disso, chegou a encaminhar recursos para reforma da academia do 1° BPM-I e, em 2023, encaminhou recursos para diversas Santas Casas no Estado, inclusive a de São José dos Campos”, afirmou Thomaz à época.
Votação dos vereadores
Na votação de quinta-feira, o projeto recebeu 13 votos a favor, e oito contrários, resultando na rejeição da concessão do título à Eduardo Bolsonaro. Em casos de projetos que são homenagens — como este — para ser aprovado é necessário receber a maioria qualificada dos votos — nesse caso, 14.
Em votações de homenagens o voto é secreto, portanto não é divulgado como cada parlamentar votou. Apenas o vereador Walter Hayashi, do União Brasil, manifestou seu voto, indicando que era favorável à concessão do título à Eduardo.
Jair e Michelle Bolsonaro (PL) também já passaram por esse processo anteriormente. Em maio deste ano, o ex-presidente e a ex-primeira dama receberam o título de ‘cidadãos joseenses’. Na época, os projetos foram levados à Câmara pelo vereador Lino Bispo (PL), e foram aprovadas com apenas dois votos contrários.
Eduardo Bolsonaro esteve em São José dos Campos, acompanhado do pai, em 1º de outubro deste ano. Os dois participaram de uma carreata com o Eduardo Cury (PL), que disputava o 1º turno das eleições na cidade.
O ex-presidente também foi à cidade em setembro, novamente para apoiar a candidatura de Cury. Os dois foram ao Mercado Municipal, e passearam no local, junto à apoiadores.