Kamala discursa após resultado nos EUA: 'precisamos aceitar'
Kamala Harris reconheceu a vitória do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua primeira aparição pública desde o fechamento das urnas.
Diante de uma multidão de apoiadores, a vice-presidente discursou na Universidade Howard, sua alma mater, em Washington, onde ela escolheu acompanhar a apuração.
— Meu coração hoje está repleto de gratidão, de confiança, que vocês depositaram em mim, e de amor pelo nosso país. Estou muito orgulhosa da corrida que fizemos e da maneira como a fizemos — disse Kamala. — Sei que este não foi o resultado que nós imaginamos nem o resultado pelo o qual lutamos, mas nós precisamos aceitá-lo — continuou, com a voz embargada.
A democrata também defendeu a importância de “uma transferência pacífica de poder”.
— Embora eu concorde com esta eleição, não concordo com a luta que impulsionou esta campanha — acrescentou. — A luta pela liberdade, pela oportunidade, pela justiça e pela dignidade de todas as pessoas.
Kamala cumprimentou Trump em uma ligação
A presidente emérita da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, o assessor da Casa Branca, Tom Perez, e a prefeita de Washington, Muriel Bowser, estavam entre os apoiadores de Kamala que foram à Universidade Howard nesta quarta-feira.
Mais cedo, Kamala cumprimentou seu adversário em uma ligação telefônica. Eles “concordaram com a necessidade de unir o país”, disse o porta-voz do presidente eleito republicano.
— O presidente Trump reconheceu a vice-presidente Harris por sua determinação, profissionalismo e perseverança durante toda a campanha — acrescentou Steven Cheung sobre a candidata democrata.
Conforme Trump foi garantindo vantagem em estados decisivos, com vitórias na Carolina do Norte e na Geórgia, a candidata democrata desistiu de discursar durante a madrugada.
De acordo com a Casa Branca, o presidente Joe Biden ligou para Kamala para parabenizá-la por uma “campanha histórica”.
Ele também conversou com Trump, o parabenizou por sua vitória, “expressou seu compromisso de garantir uma transição tranquila e enfatizou a importância de trabalhar para unir o país”, disse o comunicado.
Biden planeja falar à nação sobre a eleição presidencial na quinta-feira, de acordo com a Casa Branca.
https://iclnoticias.com.br/kamala-discursa-reconhece-vitoria-trump-aceitar/