O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, reconsidere a decisão de anular as condenações do ex-ministro José Dirceu na Operação Lava Jato.

 

Reconsidere, Gilmar

Publicada em 05/11/2024 às 20:38
Para Gonet, a condenação de Dirceu não configura “perseguição política” Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, reconsidere a decisão de anular as condenações do ex-ministro José Dirceu na Operação Lava Jato.

Na manifestação, Gonet pede ainda que, em caso de negativa, o ministro leve o caso para análise da 2ª turma do STF, composta por Edson Fachin, Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques, André Mendonça , além do próprio Mendes.

Na semana passada, Mendes decidiu estender a Dirceu o entendimento aplicado nos processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que houve parcialidade do então juiz Sergio Moro, responsável pelos julgamentos dos casos em primeira instância.

Para Gonet, a condenação de Dirceu não configura “perseguição política” porque “as investigações que visavam apurar esquema de corrupção apenas chegaram ao requerente em seguida a revelações paulatinas de ilícitos anteriores praticados por outros agentes”.

 De acordo com Gonet, também não houve “sequência de atos processualmente desvirtuados” no processo contra o ex-ministro. 

https://obastidor.com.br/justica/reconsidere-gilmar-8046

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula