New York Times alerta para a reorganização da extrema direita no Brasil: "bolsonarismo sem Bolsonaro"
New York Times alerta para a reorganização
da extrema direita no Brasil: "bolsonarismo
sem Bolsonaro"
As novas caras do bolsonarismo no Brasil são destrinchadas pelo principal jornal dos EUA
Por Yuri Ferreira
Escrito POLÍTICA 1/8/2024 · 10:07 hs
Bia Kicis, Nikolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro... estes nomes são reconhecidos por nós que acompanhamos diariamente a política brasileira. Mas eles representam um fenômeno curioso que foi foco de uma extensa reportagem do New York Times Magazine nesta semana.
O jornal estadunidense produziu um conteúdo especial, assinado pelo jornalista Vincent Benvins, que relata a confusão e a reorganização da extrema direita no pós-bolsonarismo.
Depois do 8 de janeiro e da inelegibilidade de Bolsonaro, a matéria descreve de maneira detalhada o novo fenômeno do "bolsonarismo sem Bolsonaro".
A cisão se dá justamente entre atores políticos, como Kicis, Ferreira e Eduardo, que querem radicalizar o discurso do bolsonarismo, inspirados na mídia de extrema direita estadunidense.
A ideia é criar, inspirados no trumpismo e em Olavo de Carvalho, uma arena de debate intensa contra a esquerda para intensificar a guerra narrativa da extrema direita.
A reportagem coloca a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) de outro lado, junto ao ex-deputado estadual do Rio Grande do Sul e ex-membro do MBL Fábio Ostermann (Novo), além do senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Estes estariam preocupados em estabilizar o bolsonarismo como força política real, uma espécie de establishment, capaz de fazer coalizões e de fato governar, inspirados nos republicanos mais conservadores dos EUA.
O consenso, contudo, segundo Benvins, é na esperança da volta de Trump para o poder para ganhar fôlego e tentar reviver o bolsonarismo, sem Bolsonaro, na política brasileira.
https://revistaforum.com.br/politica/2024/8/1/new-york-times-alerta-para-reorganizao-da-extrema-direita-no-brasil-bolsonarismo-sem-bolsonaro-163144.html