Proposta dos EUA para cessar-fogo em Gaza é aprovada na ONU

  

Proposta dos EUA para cessar-fogo em Gaza é aprovada na ONU

 Atualizado em 10 de junho de 2024 às 18:35 

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou uma proposta de cessar-fogo para o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. A resolução aceita pelo colegiado prevê a libertação dos reféns israelenses, a devolução dos restos mortais das vítimas fatais e a troca de prisioneiros palestinos presos em território israelense.

A proposta é da autoria dos Estados Unidos e foi aprovada com 14 votos favoráveis, nenhum contrário e a abstenção da Rússia. A medida foi aceita nesta segunda (10) pelo conselho e o plano consiste em três fases distintas.

A primeira delas contempla a troca de reféns e prisioneiros, além de um cessar-fogo de curto prazo. A segunda, prevê um “fim permanente das hostilidades” e a retirada total das forças israelenses de Gaza. A última estabelece um plano plurianual de reconstrução do território destruído pelos ataques ao longo da guerra.

“Se as negociações demorarem mais de seis semanas para a primeira fase, o cessar-fogo continuará enquanto as negociações continuarem”, diz o documento, que ainda rejeita “qualquer tentativa de mudança demográfica ou territorial na Faixa de Gaza, incluindo quaisquer ações que reduzam o território de Gaza”. 

Resolução aprovada no Conselho de Segurança da ONU prevê reconstrução de áreas destruídas por ataques israelenses. Foto: Mahmud Hams/AFP

A resolução começou a ser redigida após anúncio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que Israel havia apresentado um acordo de cessar-fogo. Segundo a porta-voz da missão do país na ONU, Nate Evans, a resolução é uma forma de “alcançar o cessar-fogo com a libertação dos reféns”.

O Hamas celebrou a resolução e afirmou que está de acordo com as propostas. Israel ainda não se manifestou, mas o governo do país já emitido um anúncio em que chamava um cessar-fogo permanente de “impossível”.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/proposta-dos-eua-para-cessar-fogo-em-gaza-e-aprovada-na-onu/

Postagens mais visitadas deste blog