'É pela vida das mulheres' 🟢👊🏽Um ato contra o PL que criminaliza o aborto legal, batizado de PL da Gravidez Infantil, ocupou a avenida Paulista na cidade de São Paulo hoje (15).

 




Um ato contra o PL que criminaliza o aborto legal, batizado de PL da Gravidez Infantil, ocupou a avenida Paulista na cidade de São Paulo hoje (15). 

A manifestação desceu a rua Augusta em direção ao centro da cidade.


O PL 1904/2024 prevê a mesma pena aplicada ao crime de homicídio para interrupções de gestações com mais de 22 semanas, mesmo para casos previstos em lei. 

Desde a última quarta (12), o texto tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, podendo ser votado diretamente em plenário.

A professora Marcia Carvalho esteve no protesto de hoje e pontuou o caráter de retrocesso que permeia o projeto: "Temos que derrubar esse PL. Não podemos retroceder dos direitos pequenos que já conquistamos. Todas as mulheres têm que estar nas ruas neste momento."

O PL estabelece punição de 6 a 20 anos de prisão para abortos acima de 22 semanas de gestação. A discrepância com as penas aplicadas a estupradores – de 6 a 10 anos – também é duramente criticada.

A decisão da Câmara de acelerar a tramitação do PL tem gerado manifestações em todo o país desde quinta (13). Movimentos populares, organizações de defesa dos direitos das mulheres e população em geral condenam o acordo entre a bancada evangélica e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para pautar o tema.

Também no ato, a deputada federal Juliana Cardoso (PT) pontuou que a manifestação fortalece o enfrentamento político da pauta. "Quando a rua se mobiliza, quando as mulheres feministas se mobilizam, elas fortalecem a nós, que estamos nesse espaço tão machista, tão hostil, para um enfrentamento muito mais intenso. Esse projeto de lei não pode passar, ele tem que ser arquivado."


Foto da thumb: Caroline Oliveira @carolvbo

Foto do perfil de brasildefato Olha a vaga! 👀 📰 O #BrasildeFato é um site de notícias e uma radioagência que realiza coberturas e entrevistas sobre lutas sociais, política, economia, direitos humanos e cultura sob uma visão popular do Brasil e do mundo. 👉🏽 Neste momento, estamos em busca de uma pessoa engajada para assumir a posição de Estágio Projetos Culturais. 📝 Buscamos uma pessoa estagiária para apoiar com as atividades relacionadas à elaboração de projetos culturais, com foco na frente de captação de recursos. 📍 A vaga é PRESENCIAL na região central de São Paulo (SP). ❗ Atenção: a inscrição para a vaga vai até 23/06/2024. Não perca a oportunidade de trabalhar com a gente! Inscreva-se já! 📲 Link na bio

Postagens mais visitadas deste blog