Lula defende criação de Estado palestino em almoço com repatriados de Gaza

 


25 de dezembro de 2023

 - ICL Notícias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje de almoço de boas-vindas com repatriados da Faixa de Gaza que chegaram ao Brasil no último sábado (23). No encontro, realizado  Hotel no de Trânsito da Base Aérea de Brasília, Lula defendeu a criação do Estado palestino.

“Há muito tempo defendo a criação de um Estado palestino e continuamos brigando na ONU para que seja construído o Estado palestino e que os dois povos possam viver em paz”, disse Lula.

Lula garantiu também que o Itamaraty seguirá trabalhando para repatriar brasileiros e parentes que ainda estejam no território palestino. O encontro foi Hotel no de Trânsito da Base Aérea de Brasília.

“Enquanto tiver alguém na Faixa de Gaza querendo voltar pro Brasil, nós estaremos a disposição para buscar. Não é humanamente possível aceitar o que está acontecendo na Faixa de Gaza. Não é possível a morte de tantas mulheres e tantas crianças. A destruição de todo o patrimônio construído pelo povo palestino”, afirmou.

O presidente ainda defendeu “ser preciso urgentemente a liberação de reféns”, numa referência aos israelenses sequestrados e ainda retidos pelo Hamas. O presidente exaltou o trabalho da equipe multidisciplinar da Operação Voltando em Paz e afirmou que o governo não deixará os repatriados sem assistência.

Lula chegou ao meio-dia no Hotel de Trânsito da Base Aérea de Brasília, onde os repatriados estão hospedados temporariamente. O presidente conversou com algumas das crianças repatriadas e tirou foto com o grupo. Participaram do almoço 21 das 30 pessoas repatriadas no terceiro voo da Operação Voltando em Paz.

REPATRIAÇÃO
Os 30 brasileiros e palestinos que chegaram ao Brasil no sábado (23) representam o terceiro grupo de repatriados que estavam em Gaza.

A representação diplomática do Brasil na cidade palestina de Ramala, na Cisjordânia, calcula que ainda há 23 pessoas aguardando aprovação das autoridades para cruzar a fronteira, em Rafah, a divisa da Faixa de Gaza com o Egito.

Cada lista de repatriados precisa ser aprovada por autoridades de Israel, do Egito e da Palestina. Pelo Brasil, as negociações de autorização de saída são intermediadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio das embaixadas do país em Tel Aviv (Israel) e no Cairo (Egito) e, ainda, pela representação em Ramala.

BALANÇO
Ao todo, a Operação Voltando em Paz, do governo brasileiro, repatriou 1.555 passageiros e 53 pets em 13 voos da FAB.

Além do transporte de pessoas, o Brasil doou e entregou na região do conflito 40 purificadores de água portáteis; dois kits de medicamentos com 267 quilos; kits voltaicos, totalizando seis toneladas; insumos e mantimentos para assistência humanitária, pesando 12 toneladas.

Informações da Agência Brasil

https://iclnoticias.com.br/lula-defende-criacao-de-estado-palestino-em-almoco-com-repatriados-de-gaza/

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog