'Parece que estamos perto de um vulcão': o sufoco na cidade campeã de calor


Simone Machado
Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)
Atualizada em
Empresário Rider Soares, de 39 anos, tomando tereré para se refrescar do calor
Empresário Rider Soares, de 39 anos, tomando tereré para se refrescar do calor Imagem: Arquivo Pessoal

"Parece que estamos próximos de um vulcão". É dessa forma que o empresário Rider Soares, de 39 anos, define os últimos dias em Porto Murtinho (MS). 

A cidade de 17 mil habitantes, a 438 km de Campo Grande, registrou a maior temperatura do Brasil na segunda (13), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia): 42,2°C. No domingo, chegou a 42,7ºC, superando a máxima do dia anterior de 42,3º C.

Como o calor afeta moradores?

Moradores dizem que é difícil sair de casa. 

"Aqui sempre foi calor, mas nesses últimos dias está demais. 

É impossível sair nas ruas ou trabalhar em um ambiente sem ar-condicionado. Logo cedinho já está calor e segue abafado até quando escurece. Sair na rua dá a sensação de estar em algum lugar fechado, quase sem ar", diz o empresário Rider Soares.

Só tomando muito tereré e ficando no ar-condicionado para refrescar um pouco.

Rider Soares, empresário

Quem precisa sair para trabalhar busca alternativas. 

O motorista Marcelo Santos, de 42 anos, conta que passou a ter sempre no veículo uma bolsa térmica com garrafinhas de água.

Mesmo com o ar-condicionado do carro ligado e a proteção de insulfilm, fica muito quente. Como não tem como parar toda hora para beber água, levo as minhas e só paro quando preciso enchê-las de novo.

Marcelo Santos, motorista

Sorveteria de Marilei está cheia em Porto Murtinho
Sorveteria de Marilei está cheia em Porto Murtinho Imagem: Arquivo pessoal

Sorveteira fatura. 

As altas temperaturas são uma vantagem para Marilei Bagarolo Silva, de 64 anos, que tem uma sorveteria na cidade. O movimento maior é à noite, quando o sol dá uma trégua. Ela mesma se refresca tomando muita água e um sorvetinho.

As pessoas ficam desesperadas querendo algo gelado para se refrescar. Daí à noite, quando não tem mais sol, elas aproveitam para sair de casa e tomar sorvete. O movimentou aumentou uns 30% nos últimos dias.

Marilei Bagarolo Silva

Até tomar banho está difícil devido às altas temperaturas, segundo a moradora. "A água da caixa d'água está muito quente, as da torneira chegam a queimar a pele de tão quente que ficam."

Moradores temem piora no verão. 

"Estamos na primavera, não quero nem imaginar o que vamos enfrentar no verão. Aqui sempre foi quente, mas este ano está superando tudo", diz a empresária.

É a mais quente?

A lista de cidades com as maiores temperaturas durante a onda de calor que atinge o Brasil se modifica todos os dias. A primeira posição de Porto Murtinho ocorreu na segunda-feira. Já na terça, Corumbá, também em Mato Grosso do Sul, havia registrado a maior temperatura até as 15 horas, segundo o Inmet, com 43,3ºC. Mato Grosso do Sul domina o ranking de cidades com as maiores temperaturas.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/11/15/proximo-de-um-vulcao-diz-morador-de-cidade-mais-quente-do-brasil.htm

Postagens mais visitadas deste blog