Mogi recebe primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil

Por g1 Mogi das Cruzes e Suzano

O furgão que leva o CineSolar carrega 120 cadeiras e banquetas e é uma atração a parte — Foto: Divulgação
O furgão que leva o CineSolar carrega 120 cadeiras e banquetas e é uma atração a parte — Foto: Divulgação

Todas as sessões do CineSolar contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. A atração, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1.870 sessões, percorrendo 250 mil quilômetros.

O furgão do CineSolar é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela.

Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, encantando pessoas de todas as idades e mostrando, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do banco BV e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Confira a programação

  • 1ª sessão: Curtas-metragens infantis e ambientais com o tema ‘Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro’
  • Horário: 18h30
  • 2ª sessão: ‘Encanto’
  • Horário: 19h30

CineSolar

  • Quando: quinta-feira (26)
  • Quanto: gratuita
  • Onde: Escola Municipal Professora Etelvina Cáfaro Salustiano
  • Endereço: Rua Quatro, 71, Conjunto Jefferson da Silva 
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2023/10/26/mogi-recebe-primeiro-cinema-itinerante-movido-a-energia-solar-do-brasil.ghtml 

Postagens mais visitadas deste blog