Comitê da ONU não recebeu queixa de bolsonaristas sobre 8 de janeiro

 

Jamil Chade 
Colunista do UOL

Atualizada em
Imagens dos estragos causados por vandalismo no Edifício-sede do STF nos ataques golpistas de 8 de janeiro
Imagens dos estragos causados por vandalismo no Edifício-sede do STF nos ataques golpistas de 8 de janeiro Imagem: Carlos Moura/SCO/STF

O Comitê de Direitos Humanos da ONU afirmou que, até agora, não recebeu nenhuma petição ou queixa por parte de bolsonaristas, ou qualquer grupo detido no país, diante do envolvimento nos ataques de 8 de janeiro contra as instituições brasileiras.

No dia 21 de julho, parlamentares brasileiros viajaram até Nova York, nos Estados Unidos, para denunciar à ONU supostas violações aos direitos humanos contra as pessoas detidas após a tentativa de um golpe de Estado no Brasil.

A comitiva foi composta pelos senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES), além do deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS).

O grupo se reuniu com o embaixador do Brasil na ONU, Sérgio França Danese, enquanto dois caminhões e algumas pessoas protestavam diante do prédio da missão brasileira. O documento entregue denunciava graves violações de direitos humanos por parte do estado brasileiro contra as pessoas detidas.

Mas a sede do Comitê de Direitos Humanos da ONU não fica em Nova York, e sim em Genebra. O embaixador do Brasil na ONU visitado pelo grupo tampouco lida com temas de direitos humanos, já que o país tem, de forma completamente independente, outra missão na Suíça e que se ocupa exatamente do tema de direitos humanos e de organismos como o Comitê.

Após a revelação da viagem da missão aos EUA, os membros da delegação explicaram que enviariam a petição por email para Genebra.

Questionados pela reportagem do UOL, os responsáveis pela agenda do Comitê da ONU confirmaram que, dez dias depois da visita dos parlamentares ao embaixador em Nova York, nada havia chegado como queixa ao órgão.

Procurada, a assessoria do senador Eduardo Girão explicou que o documento ainda estava coletando assinaturas de outros parlamentares, que demonstraram interesse em se unir à queixa.

Instantes depois do contato da reportagem, o próprio senador comunicou à reportagem do UOL que o documento seria protocolado na ONU ainda nesta sexta-feira.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

JAMIL CHADE

Todo sábado, Jamil escreve sobre temas sociais para uma personalidade com base em sua carreira de correspondente. 

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/08/04/comite-da-onu-nao-recebeu-queixa-de-bolsonaristas-sobre-8-de-janeiro.htm

Postagens mais visitadas deste blog