Ao Vivo - Lula participa da entrega do Prêmio Camões

 

"Se hoje estamos aqui é porque, finalmente, a democracia venceu no Brasil", diz Lula em cerimônia do Prêmio Camões

"Obscurantismo e a negação das artes foram marcas do totalitarismo e das ditaduras que censuraram o próprio Chico no Brasil e em Portugal", disse Lula no Palácio de Queluz

www.brasil247.com -
(Foto: Reprodução/TV Brasil)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a entrega do Prêmio Camões ao músico e escritor Chico Buarque representa uma vitória da democracia contra a ditadura, além de corrigir um “dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira". “Se hoje estamos aqui é porque, finalmente, a democracia venceu no Brasil”, afirmou Lula.

“O obscurantismo e a negação das artes foram marcas do totalitarismo e das ditaduras que censuraram o próprio Chico no Brasil e em Portugal", disse Lula durante a cerimônia de premiação no Palácio de Queluz, nesta segunda-feira (24), em Lisboa. O prêmio foi concedido a Chico Buarque em 2019, mas foi vetado por Jair Bolsonaro (PL) por questões ideológicas. 

Lula não citou o ex-mandatário em seu discurso, mas afirmou que "o ataque à cultura em todas as suas formas" foi parte de" um projeto que a extrema-direita" tentou implementar no Brasil nos últimos quatro anos.

“É uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos. Digo isso, porque esse prêmio deveria ter sido entregue em 2019, e não foi. Todos nós sabemos por quê. O ataque à cultura, em todas as suas formas, foi uma dimensão importante do projeto que a extrema-direita tentou implementar no Brasil. Se hoje estamos aqui é porque, finalmente, a democracia venceu no Brasil”, disse Lula. 

https://www.brasil247.com/cultura/se-hoje-estamos-aqui-e-porque-finalmente-a-democracia-venceu-no-brasil-diz-lula-em-cerimonia-do-premio-camoes











Chico Buarque dedica Prêmio Camões a artistas humilhados e ofendidos pelo governo Bolsonaro

Presidente Lula entregou o Prêmio Camões a Chico Buarque em uma cerimônia no Palácio de Queluz

www.brasil247.com - Chico Buarque ao discursar no Palácio de Queluz
Chico Buarque ao discursar no Palácio de Queluz (Foto: Reprodução/TV Brasil)

247 - O compositor Chico Buarque recebeu nesta segunda-feira (13) o Prêmio Camões em uma cerimônia no  Palácio de Queluz, em Lisboa. Em seu discurso, Chico aproveitou para dedicar o prêmio aos artistas brasileiros que foram "humilhados e ofendidos" durante os últimos 4 anos no governo de Jair Bolsonaro. 

"No que se refere ao meu país, quatro anos de governo funesto duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás. Aquele governo foi derrotado nas urnas, mas nem por isso podemos nos distrair, pois a ameaça fascista persiste, no Brasil e em toda a parte", disse Chico. 

O artista então declarou que recebe o prêmio menos como um honraria pessoal, "e mais como um desagravo a tantos autores e artistas humilhados e ofendidos nesses ultimos anos de estupidez e obscurantismo".

O prêmio tinha sido concedido a Chico Buarque em 2019. O título, no entanto, foi vetado por Jair Bolsonaro, que se recusou a assinar o documento que chancelava a premiação.

https://www.brasil247.com/cultura/chico-buarque-dedica-premio-camoes-a-artistas-humilhados-e-ofendidos-pelo-governo-bolsonaro

Postagens mais visitadas deste blog