Defesa confirma dados de urnas do TSE, mas levanta 'risco' hipotético


Relatório do Ministério da Defesa aponta que apuração dos votos ocorreu em conformidade - Getty Images
Relatório do Ministério da Defesa aponta que apuração dos votos ocorreu em conformidade Imagem: Getty Images

Do UOL, em Brasília e São Paulo

09/11/2022 19h39

O Ministério da Defesa enviou na tarde desta quarta-feira (9) o relatório técnico de fiscalização do sistema eletrônico de votação realizado pelas Forças Armadas. No documento, os militares afirmam que foi possível concluir que os dados de totalização dos votos da eleição deste ano estão corretos. Em nenhum momento, os militares citaram indício de fraude no processo eleitoral.

"Conclui-se que a verificação da correção da contabilização dos votos, por meio da comparação dos Boletins de Urnas (BUs) impressos com dados disponibilizados pelo TSE, ocorreu sem apresentar inconformidade".

Apesar de não atestar fraude, o documento produzido pelos militares faz uma série de sugestões de melhorias e também afirma que no caso do teste de Biometria realizado neste pleito ainda há "lacunas" que não permitem atestar a sua eficiência.

Neste caso, segundo o documento, "não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento".

Os militares chegaram a solicitar ao TSE para que os testes de biometrias fossem realizados em um universo maior de pessoas, mas a Corte Eleitoral afirmou que por ser um projeto-piloto voluntário não poderia forçar o eleitor a participar.

Em atualizaçãohttps://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/11/09/defesa-nao-apresenta-fraude-ou-falha-e-cita-risco-hipotetico-sobre-urnas.htm

Postagens mais visitadas deste blog