Moraes determina que Justiça Eleitoral de SP investigue Douglas Garcia

 Mariah Aquino

atualizado 14/09/2022 21:40

Discussão entre a jornalista Vera Magalhães e o deputado estado Douglas Garcia durante debate
Reprodução/Twitter

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou na noite desta quarta-feira (14/9) que o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) seja investigado pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo.

O candidato à Câmara dos Deputados intimidou a jornalista Vera Magalhães durante debate para o governo do estado realizado nessa terça-feira (13/9). O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) também informou que vai apurar as denúncias sobre a conduta do parlamentar.

“Considerada a gravidade do ocorrido, determino o encaminhamento do referido link da matéria ao Excelentíssimo Senhor Vice-Procurador-Geral Eleitoral para que possa dar o devido encaminhamento ao Procurador Regional Eleitoral de São Paulo, com o objetivo de ser analisada eventuais providências que entender necessárias”, afirma Moraes, em despacho.

Garcia também vai enfrentar uma investigação criminal, aberta pelo Ministério Público paulista nesta quarta. A investigação do MP-SP foi instaurada pelo procurador-geral da Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo. Como Garcia é parlamentar, tem foro privilegiado e só pode ser investigado criminalmente pelo procurador-geral.

Após a conclusão dessa fase investigativa, o procurador-geral decidirá se denuncia ou não o parlamentar para a Justiça estadual.

Entenda

Um debate para o governo de São Paulo, realizado na noite de terça-feira (13/9), acabou marcado por mais um ataque à jornalista Vera Magalhães.

Na imagem, é possível ver e ouvir que Magalhães e Garcia gravam as cenas com seus respectivos celulares e discutem. O deputado a acusa falsamente de receber R$ 500 mil anuais de salário da TV Cultura – embora a própria emissora já tenha divulgado a remuneração da jornalista, no valor de R$ 22 mil mensais.

Garcia repete diversas vezes uma frase dita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em um debate entre os candidatos à Presidência da República: “A senhora é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”. Magalhães, que teve de sair escoltada por seguranças do local, repete que já publicou o contracheque, mas o parlamentar nega. Em alguns momentos, o deputado diz que está sendo agredido pela jornalista.

A discussão só terminou depois que o diretor de redação da TV Cultura, Leão Serva, interferiu. Ele pegou o celular do deputado e o arremessou para longe.

https://www.metropoles.com/brasil/eleicoes-2022/moraes-determina-que-justica-eleitoral-de-sp-investigue-douglas-garcia. 

TV Cultura destaca, em editorial, que Douglas Garcia foi ao debate como convidado de Tarcísio Freitas

A emissora também afirmou que o deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos-SP) fez um "ataque covarde" contra a jornalista Vera Magalhães

Deputado Douglas Garcia discutindo com a jornalista Vera Magalhães, que estava filmando, e o próprio parlamentar abraçado com o ex-ministro Tarcísio de Freitas (no quadrado)
Deputado Douglas Garcia discutindo com a jornalista Vera Magalhães, que estava filmando, e o próprio parlamentar abraçado com o ex-ministro Tarcísio de Freitas (no quadrado)

247 - A TV Cultura, que tem o programa Roda Viva, apresentado por Vera Magalhães, publicou um editorial informando sobre um convite feito pelo candidato ao governo do estado de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) para que o parlamentar fosse ao debate entre os postulantes ao executivo paulista, na noite dessa terça-feira (13). Garcia intimidou a jornalista.

 A emissora também disse que o bolsonarista fez um "ataque covarde" contra a apresentadora. 

"Convidado do candidato Tarcísio de Freitas, o político Douglas Garcia se aproximou agressivamente da jornalista que trabalhava no debate e repetiu literalmente as palavras do presidente Jair Bolsonaro em sua reação desmesurada no debate presidencial, duas semanas atrás", afirmou a TV Cultura. 

"É triste que tenhamos testemunhado mais uma agressão à liberdade de imprensa representada pelo ataque covarde de um deputado estadual bolsonarista à jornalista Vera Magalhães".

O candidato Tarcísio de Freitas havia dito que "mal conhecia" o deputado estadual e foi questionado pelo atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato à reeleição. 


Leia a íntregra: 

O debate entre candidatos a governador de São Paulo, ontem (13/9), foi um espetáculo democrático, marcado pelo bom comportamento dos políticos, intensa troca de ideias e contraste de programas. Está de parabéns a política paulista.

É triste, no entanto, que tenhamos testemunhado mais uma agressão à liberdade de imprensa representada pelo ataque covarde de um deputado estadual bolsonarista à jornalista Vera Magalhães.

Convidado do candidato Tarcísio de Freitas, o político Douglas Garcia se aproximou agressivamente da jornalista que trabalhava no debate e repetiu literalmente as palavras do presidente Jair Bolsonaro em sua reação desmesurada no debate presidencial, duas semanas atrás.

É por demais extensa a lista de ataques às liberdades democráticas pelo presidente da República e seus apoiadores, muito especialmente na forma de violência contra mulheres jornalistas. E um levantamento recente mostra que a mais atacada é exatamente a apresentadora do Roda Viva.

Essa perversão vai muito além da covardia e terá que ser julgada e punida pela Justiça. Políticos pagos com dinheiro público não podem se beneficiar de seu cargo para atacar jornalistas e a imprensa, como fazem Bolsonaro, o deputado Douglas Garcia e tantos outros.

A TV Cultura se solidariza com Vera Magalhães e espera que o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa paulista puna o deputado, mostrando-se diferente da inércia dos órgãos de controle da Presidência da República, cooptados pela administração Bolsonaro.

https://www.brasil247.com/midia/tv-cultura-destaca-em-editorial-que-douglas-garcia-foi-ao-debate-como-convidado-de-tarcisio-freitas?amp

Postagens mais visitadas deste blog