'Barbaridade', 'ação terrorista', 'desrespeito'... Presidenciáveis repudiam ofensa de bolsonarista a Vera Magalhães


Deputado estadual Douglas Garcia hostilizou jornalista após debate da TV Cultura com candidatos ao governo de SP. Presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o episódio.

Por g1 — Brasília

Deputado bolsonarista ofende jornalista Vera Magalhães durante debate de candidatos ao governo de São Paulo

Deputado bolsonarista ofende jornalista Vera Magalhães durante debate de candidatos ao governo de São Paulo

Candidatos à Presidência da República utilizaram as redes sociais nesta quarta-feira (14) para repudiar a ofensa e a intimidação feitas pelo deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) à jornalista Vera Magalhães, após o debate da TV Cultura desta terça-feira (13).

Com o celular em punho, Garcia se aproximou de Vera e disse que ela é "uma vergonha para o jornalismo" (veja no vídeo acima).

Postulantes ao Palácio do Planalto classificaram como "barbaridade", "ação terrorista" e "desrespeito" a conduta do parlamentar. Candidato do PL à reeleição, Jair Bolsonaro ainda não comentou o assunto nas redes sociais.

Garcia, que é candidato a deputado federal, estava na comitiva do ex-ministro e candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nas redes sociais, Tarcísio alegou que não viu o ocorrido e criticou a postura do correligionário, sem citar o nome dele.

Em nota conjunta, o jornal "O Globo" e a Rádio CBN, veículos para os quais Vera Magalhães trabalha, classificaram como "inaceitável" o ataque feito por Douglas Garcia. As empresas também afirmaram que o deputado estadual promoveu um "atentado" à imprensa livre; e que o episódio prova que a conduta de Bolsonaro no debate da Band "gera agressões subsequentes" (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).

Veja o que disseram os candidatos à Presidência

Ciro Gomes (PDT): "A escalada de ataques de bolsonaristas à jornalista @veramagalhaes já chegou ao ponto máximo, e tem que ser visto como uma múltipla ação terrorista que afronta não apenas uma mulher e jornalista independente, mas toda uma sociedade democrática. Os cães raivosos, como Douglas Garcia, não agiriam com tanta desenvoltura se não tivessem, de um lado, o estímulo e o apoio de Bolsonaro, líder da facção, e do outro, a passividade das autoridades. A mesa do Legislativo paulista também não pode ficar em silêncio".

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): "Triste com o desrespeito contra a jornalista @veramagalhaes por um deputado bolsonarista no debate de São Paulo. Debates deveriam ser notícia pelas propostas, não por ataques contra mulheres jornalistas, promovidos por quem vive do ódio e não gosta da democracia".

Simone Tebet (MDB-MS): "Solidariedade e indignação. Acordei em Recife/PE com essa barbaridade. Mais uma vez @veramagalhaes sob ataques de bolsonaristas. O comportamento covarde do Presidente é uma licença para esse tipo de absurdo, agora de um parlamentar. Espero que a Polícia Civil de São Paulo, a @AssembleiaSP e o @republicanos10 tomem providências para punir mais essa violência. Abraço e força @veramagalhaes".

'O Globo' e CBN

Leia a íntegra da nota conjunta de "O Globo" e Rádio CBN:

"É inaceitável sob todos os aspectos o ataque feito pelo deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) à jornalista Vera Magalhães, colunista do GLOBO, da CBN e apresentadora da TV Cultura. Não há espaço para esse tipo de ataque contra profissionais de imprensa em um ambiente democrático. Ao ofender e constranger a jornalista, uma das mais respeitadas do país, o deputado desferiu um atentado à imprensa livre. A situação é agravada pelo fato de Douglas estar no debate como convidado do candidato Tarcísio de Freitas, que, menos mal, repudiou a agressão. O episódio também prova, para que ainda tinha alguma dúvida, que a conduta violenta do presidente Jair Bolsonaro, que atacou a jornalista no debate da Band, há duas semanas, gera agressões subsequentes. Os ataques não impedirão que o jornalismo independente siga fazendo as perguntas necessárias a todos que ocupam, ou pretendem ocupar, cargos de poder".   

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/09/14/barbaridade-acao-terrorista-desrespeito-presidenciaveis-repudiam-ofensa-de-bolsonarista-a-vera-magalhaes.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog