Começa movimento na Câmara para derrubar vetos de Bolsonaro na LDO

 Nonato Viegas

Publicada em 20/09/2021 às 13:31 
A insatisfação da base do governo no baixo clero com a distribuição das emendas do relator, a RP9, pode ter impacto nos cofres públicos.
Iniciou-se uma articulação para derrubar ao menos parcialmente os 34 vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei de Diretrizes Orçamentárias. A intervenção do Congresso aumentaria os gastos do governo.
Entre os pontos vetados – e que podem ser derrubados – está o artigo que estabelece o prazo de 180 dias para a liberação das emendas do relator.
Também há os mais de R$ 20 bilhões em restos a pagar na educação - a LDO impedia seu bloqueio. Vetado por Bolsonaro, pode ser derrubado.
Os deputados também querem liberar dinheiro para o BNDES garantir empréstimos a micro e pequenas empresas. Argumentam que é preciso fomentar a economia.
De acordo com um deputado envolvido nas conversas, o potencial de adesão da oposição e mesmo dos partidos de centro, centro-direita, é grande, porque são medidas populares, portanto, com potencial de gerar votos, e ao mesmo tempo ajudam na criação de emprego e renda.
O problema – e por isto foram vetadas – é que, segundo o ministro Paulo Guedes (Economia), falta dinheiro para tudo. 
https://obastidor.com.br/politica/comeca-movimento-na-camara-para-derrubar-vetos-de-bolsonaro-na-ldo-1693

Postagens mais visitadas deste blog