Pacheco rejeita pedido de impeachment de Bolsonaro contra Moraes

 Nonato Viegas

Publicada em 25/08/2021 às 19:42
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Em anúncio na noite desta quarta-feira, 25, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou a rejeição do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Vigora no Brasil o princípio da legalidade. É preciso haver a adequação do fato ao que prevê a lei. E nenhum dos fatos do pedido do presidente da República apresentava se adequava a lei 1.079. Então, determinei a rejeição e o arquivamento do processo de impeachment”, afirmou.

A medida já era esperada desde o início da semana, quando Pacheco encaminhou o pedido de impeachment de Moraes à advocacia do Senado, solicitando um parecer que permitisse negá-lo.

O senador também já tinha dito a aliados que o rejeitaria. Sabendo disso, o presidente temia, antes mesmo de formalizar o pedido, uma “desmoralização” caso a rejeição ocorresse rapidamente.

Nesta terça-feira, 24, Bolsonaro chegou a dizer a aliados que desistiria de um pedido de impeachment contra o também ministro do STF Luís Roberto Barroso para atrapalhar menos as articulações políticas para emplacar André Mendonça, seu indicado no Supremo.

A desistência, ao menos por enquanto, dizem auxiliares de Bolsonaro, tem a ver com o risco de nova rejeição num tempo tão curto. 

https://obastidor.com.br/politica/pacheco-rejeita-pedido-de-impeachment-de-bolsonaro-contra-moraes-1505

Postagens mais visitadas deste blog