Junji Abe - 100 Anos da Imigração Japonesa em Mogi das Cruzes. Em Cocuera, onde tudo começou com a chegada de Shiguetoshi Suzuki

Imigrante nº 1 , a memória e o orgulho de fazer parte desta história! Filho e neto de imigrantes japoneses, sou a 3ª geração dos Abe na agricultura. 
Extrema honra de estar entre os homenageados pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes e pela Associação dos Agricultores de Cocuera, num manifesto de reconhecimento ao trabalho em prol do desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira.

Um grande painel, com o Monte Fuji de um lado e o Corcovado do outro, corporificou a importante relação Brasil-Japão, compondo o cenário para o evento que teve também missa ecumênica, a cargo dos religiosos do Templo Honpa Hongwanji de Mogi das Cruzes e da Paróquia São Maximiano Kolbe – Pastoral Nipo-Brasileira de Mogi.

Toda gratidão aos pioneiros imigrantes que desbravaram sertões para transformá-los em celeiros de alimentos! Fizeram mais. 
Deixaram o valioso legado moral, cívico e ético aos descendentes, que seria uma dádiva à toda população brasileira, se os governantes investissem de verdade em educação.

A perfeita simbiose entre povos dos dois extremos do planeta está em tudo. 

O inesquecível domingo mostrou algumas nuances desse espetáculo, com sabor da culinária japonesa e a magia dos shows.

Muito obrigado aos presidentes Frank Tuda, do Bunkyo mogiano, e Antonio Waragaya, da Associação dos Agricultores de Cocuera pela genuína emoção! Feliz em rever grandes amigos do Bunkyo de São Paulo, dos setores associativos, culturais, educacionais e religiosos, assim como de associações rurais e urbanas da nossa Cidade, lideranças classistas, empresariais e políticas#CentenáriodaImigração #DomingodeEmoção

Postagens mais visitadas deste blog