Vereadores se reunirão com taxistas para discutir o Uber - Insatisfeitos com a sanção da lei que regulariza o serviço no município, categoria vai reivindicar mudanças

Luana Nogueira

Foto: Rodrigo Niemeyer/CMMC
Os vereadores de Mogi farão uma reunião amanhã, às 16 horas, com representantes do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Mogi das Cruzes e Região para discutir alternativas para a categoria. Eles criticam alguns pontos da lei que regulamentou o transporte de passageiros por aplicativos na cidade. O prefeito Marcus Melo (PSDB) sancionou a legislação ontem (Veja mais na página 3).
O presidente da câmara, Pedro Komura (PSDB), recebeu ontem representantes do sindicato dos taxistas para discutir pontos da lei que foi aprovada com seis emendas do Legislativo. "O argumento dos taxistas é que as emendas do vereador Caio Cunha (PV) não estavam acordadas. Sobre a regra de que o carro não precisa ser da cidade, eles argumentam que ela não atrapalha só os taxistas, mas as peruas de transporte escolar também. A reunião de sexta-feira (amanhã) será para ouvir e ver o que é possível fazer, apresentar um novo projeto de lei para tentar ajudá-los", informou o parlamentar.
Komura acrescentou que o trabalho será realizado em parceria com a prefeitura. "Vamos ouvir e conversar com a Secretaria de Transportes, prefeito e vereadores. A ideia é abrir a discussão. Percebo que outras categorias também se sentem prejudicadas com essa lei", analisou.
O presidente do sindicato dos taxistas, Sandro Monfort, afirmou que da maneira que a lei foi aprovada, ela trouxe desequilíbrio entre a atuação dos taxistas e motoristas de aplicativos tipo Uber. "O questionamento da categoria é referentes às mudanças que o vereador Caio Cunha apresentou no dia da votação. Para a categoria foi uma surpresa. Julgamos que elas prejudicaram muito os taxistas. Havíamos solicitado, antes da votação, que os veículos devesse estar no nome do motoristas e emplacado no município, porque entendemos que traria um equilíbrio maior para o sistema. Mas esse pedido foi vetado na hora da votação", apontou.
Segundo Monfort, atualmente 183 taxistas atuam no município. "Disputamos espaço com mais de 1,3 mil veículos de aplicativos. A lei Federal diz que o motorista de aplicativo tem que emitir e manter o certificado do carro em seu nome. A mudança abriu o leque para que locadoras e carros de outros municípios venham para cá, utilizem nosso viário, tumultuem o trânsito e não ofereçam nenhuma contrapartida para Mogi", disse.
Monfort afirmou que os taxistas não são contra a regulamentação, mas pediram mudanças. "É uma realidade. O que o taxista não aceita é a forma da regulamentação. Ela não traz equilíbrio nenhum ao sistema. Hoje, temos taxistas entregando suas licenças, pois o faturamento caiu muito", acrescentou.
Homenagem
A Câmara homenageou ontem o "Atirador do Ano" do Tiro de Guerra de Mogi. O escolhido para receber a medalha foi Júlio Henrique Fernandes da Costa. Durante a solenidade, os vereadores parabenizaram o chefe de instrução do Tiro de Guerra, Arlei Fernandes da Silva , que deixa o posto em dezembro.
http://www.portalnews.com.br

Postagens mais visitadas deste blog