Junji Abe recebe homenagem da Associação Cultural e Agrícola de Cachoeira


O deputado federal Junji Abe (MDB-SP) usou a tribuna da Câmara Federal, nesta terça-feira (13/11/2018), para compartilhar a “genuína emoção de uma inesperada homenagem” prestada pela Acac – Associação Cultural e Agrícola de Cachoeira, localizada no Município de São Paulo. 

Durante a comemoração do 90º aniversário da entidade, realizada neste mês (04), os dirigentes, representados pelo presidente Yukio Nagata, renderam ao parlamentar um manifesto de gratidão por um trabalho que ele desenvolveu há 24 anos.

Na época, estava em curso a duplicação da Rodovia Fernão Dias. 

“O projeto original forçaria a desapropriação da mais tradicional entidade rural da região, que formava um dos maiores polos produtores de chuchu do País e também concentrava as mais diferentes atividades empresariais”, relatou Junji que exercia o primeiro mandato de deputado estadual e já mantinha forte elo com o setor agrícola, porque acumulava quase 30 anos de atuação como líder rural.

Procurado pelo então presidente da Acac, Mário Gushiken, Junji empreendeu a peregrinação para convencer o poder público da necessidade do ajuste no projeto da obra. Teve sucesso. O traçado da via foi alterado, preservando o espaço da associação. 

“Foi uma questão de Justiça, honrada em decorrência do cumprimento do nosso dever de representar os produtores rurais e dirigentes de uma instituição de fundamental importância para a comunidade local”, observou o deputado.

Vizinha da Fernão Dias, Cachoeira concentrava significativa produção de chuchu, como resultado dos esforços de imigrantes japoneses e seus descendentes, vindos de diferentes pontos do Estado, como contou Junji. Foram eles que, em 1928, constituíram a Acac

“O que me comove é ter esse trabalho lembrado e reconhecido ao longo de tanto tempo”, expressou-se o deputado, pinçando como “especialíssima” a concessão da honraria na solenidade que festejou os 90 anos da associação e os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

“A história faz parte do passado. Da mesma forma que a agricultura naquela região. Isso não tirou dos dirigentes e membros da entidade a iniciativa de reverenciar essas memórias”, exaltou Junji ao pontuar que, mesmo distante das raízes agrícolas que motivaram sua constituição, a entidade, “gigante em relevância social”, é um polo difusor da cultura, dos esportes e dos valores morais dos ancestrais japoneses.

Ao agradecer a homenagem, Junji disse que “atitudes como essa depositam o cicatrizante bálsamo sobre as agruras cotidianas da vida pública e injetam na alma uma motivação ainda maior para prosseguir na batalha em defesa dos interesses da coletividade”. 

Em função do pouco tempo disponível para o pronunciamento – cerca de 3 minutos – ele entregou o texto do discurso para registro na Casa. 


Postagens mais visitadas deste blog