Febre amarela Cidades vão repor o estoque de doses Procura tem sido grande nos últimos dias e postos ficaram sem a vacina; alguns municípios, como Ferraz, farão mutirões para ampliar imunização


Luana Nogueira

Com a intensa procura pelas vacinas contra a febre amarela nas unidades de saúde das cidades do Alto Tietê, as doses já não são encontradas em todos postos. De acordo com os municípios, elas estão sendo repostas e a situação deve ser normalizada. Para dar conta da procura pela imunização, algumas cidades farão ações especiais para vacinar a população.
Em Arujá, as doses acabaram ainda na terça-feira. Segundo informações da Prefeitura, novas vacinas já foram encaminhadas e a imunização será retomada hoje. "Todos os postos de saúde da cidade estão sendo reabastecidos com cerca de 13 mil unidades e a vacinação será retomada normalmente. Até o momento não há mudança no horário de funcionamento das UBSs". No sábado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mirante (estrada do Kondo, 712) funcionará das 8 às 16 horas. Uma equipe da Saúde também percorrerá imóveis das áreas rurais.
A imunização em Arujá será feita mediante a apresentação de comprovante de residência. No caso das pessoas que trabalham na cidade, será necessário portar o crachá, carteira de trabalho ou declaração emitida pela empresa.
De acordo com a Prefeitura de Poá, as doses acabaram, mas na terça-feira a cidade recebeu mais 6 mil doses. "As estratégias para a retomada da vacinação estão sendo traçadas hoje (ontem) e voltaremos a vacinar nesta quinta, sexta e sábado. A Secretaria de Saúde reafirma que está em campanha de vacinação desde o dia 22 de novembro e pede calma a população porque todas as medidas estão sendo tomadas".
Ainda segundo a administração municipal, a falta de doses foi ocasionada pela grande procura dos últimos dias. "Até a última terça-feira, dia 9, aproximadamente 16 mil pessoas tinham se vacinado e ontem (dia 16) já contabilizamos cerca de 51 mil doses aplicadas, ou seja, a equipe da Saúde está se desdobrando para atender bem a procura da população".
Já Ferraz de Vasconcelos afirmou que não foi registrada falta de vacinas, no entanto, informou que houve uma reposição de 12 mil doses. "A Secretaria Municipal de Saúde está solicitando doses ao Estado de acordo com a demanda. Os postos estão funcionando das 8 às 17 horas, e a equipe da Vigilância está vacinando aos sábados nas áreas prioritárias". Nesta sexta-feira e sábado, a Prefeitura de Ferraz fará mutirões de vacinação.
Em Suzano, as doses da vacina da febre amarela continuam disponíveis. A direção da Vigilância em Saúde informou que o estoque atual é suficiente para imunizar o público-alvo, que é de 133 mil pessoas. "Trata-se da população residente nas áreas em que há recomendação da Secretaria de Estado da Saúde: os distritos do Boa Vista e de Palmeiras (corredores ecológicos). Novas doses já foram solicitadas ao governo estadual, que definirá quantidade e prazo para envio".
Macaco
Um macaco foi encontrado morto ontem às margens da avenida Manoel Casanova, no Jardim Modelo, em Suzano. Segundo a Prefeitura, o animal foi recolhido pelas equipes do Setor de Controle de Zoonoses. O animal será examinado e as amostras serão encaminhadas para São Paulo. Ainda de acordo com a administração municipal, a hipótese de atropelamento não é descartada, pois o macaco foi encontrado ao lado de uma via de alta velocidade.
http://www.portalnews.com.br

Postagens mais visitadas deste blog