Pular para o conteúdo principal

Temer pensou em renunciar na noite em que estourou crise política

Sabe-se, agora, que o presidente Michel Temer pensou em renunciar na noite de 17 de maio, quando estourou a maior crise política do governo.

Naquele dia, foi revelado o conteúdo do encontro dele com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, no Palácio do Jaburu.


À noite, ainda no Palácio do Planalto, Temer pensou seriamente em deixar o governo.

Na ocasião, o presidente foi aconselhado por alguns auxiliares que continuaria sangrando se permanecesse à frente do governo e que seria muito ruim para a biografia dele terminar a gestão daquele jeito.

Pior: correria o risco de sofrer um processo de impeachment caso não renunciasse, agravando, ainda mais, a crise política.

Naquela noite de 17 de maio, Temer foi contido pelo núcleo político mais próximo: os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência), pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e pelo líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP).

Temer também recebeu o apoio do senador Jader Barbalho (PMDB-PA).

Foi com esse grupo de peemedebistas que Temer resistiu à primeira noite.

O humor do presidente só mudou quando ele recebeu a informação preliminar do conteúdo do áudio. "Como não havia uma afirmação categórica de Temer para comprar o silêncio de Cunha, ele decidiu permanecer na resistência", relatou ao Blog um aliado que acompanhou os momentos mais dramáticos de Temer naqueles dias.

Foi com essa estratégia que ele fez o primeiro pronunciamento na quinta-feira (18) e o segundo pronunciamento, no sábado (20).

Temer anunciou que não renunciaria e pediu uma perícia no áudio entregue por Joesley Batista aos investigadores da Lava Jato.

Ao mesmo tempo, Temer também passou a atacar o acordo de delação premiada fechado pelo empresário da JBS. "Por muito pouco, Temer não renunciou", resumiu este aliado.

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Postagens mais visitadas deste blog

VIVA O SUS!