Google apresenta nova ferramenta para ensinar programação para crianças O Projeto Bloks tem como objetivo criar um hardware aberto para que crianças tenham experiências físicas de programação e assim ensinar a lógica de programação para resolver um problema. O Blocks tenta colocar algo físico que pareça uma brincadeira.

O Google anunciou nesta segunda-feira (27) o Projeto Bloks que tem como objetivo criar um hardware aberto para que crianças tenham experiências físicas de programação.

O projeto é resultado de uma pesquisa colaborativa entre o Google, a IDEO e o professor da Universidade de Stanford, o brasileiro Paulo Blikstein.

Segundo o Google, a proposta do Project Bloks é tornar a programação palpável, também conhecida como programação tangível, para crianças poderem expressar ideias que de outra forma não expressariam. 

Em parceria com a IDEO, a equipe criou um dispositivo de demonstração chamado Coding Kit que mostra como designers, desenvolvedores e pesquisadores podem fazer uso do sistema. 

A abordagem  permite o ensinamento de conceitos básicos de programação, juntando blocos de código para criar um conjunto de instruções que serão enviadas para controlar brinquedos e outros dispositivos conectados, desde um tablet a um robô que desenha ou ferramentas educacionais como o Lego Education WeDo 2.0.

Nesta primeira etapa do projeto, o equipe busca educadores, colaboradores, pais e pesquisadores de todo o mundo que gostariam de contribuir com a pesquisa. 

A participação é feita remotamente. 

As inscrições podem ser feitas neste link.

Postagens mais visitadas deste blog