Região registra 4.238 casos de dengue - Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Arujá Ferraz de Vasconcelos e Poá.
O
Alto Tietê registrou 4.238 pessoas infectadas com o vírus da dengue em
2015. O dado é referente as cidades de Suzano, Guararema,
Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Arujá Ferraz de Vasconcelos e Poá.
Além disso, as vigilâncias sanitárias também apontaram oito casos
confirmados Chikungunya e um de Zika vírus, também transmitidos pelo
mosquito Aede Aegypti. Este ano ainda não
foram confirmados novos casos. Conforme divulgado pelo DS, a Secretaria
de Saúde de Arujá investiga suposto caso de microcefalia relacionado ao
Zika vírus.
Em Suzano, foram 412 pessoas infectadas durante o último ano. Desses casos, 335 foram autóctones, ou seja, infectados no município, 38 foram concebidos fora da cidade e 39 estão sob investigação.
A Secretaria de Saúde da cidade informou que as equipes de combate à dengue intensificaram as ações em busca dos criadouros do mosquito. Suzano não registrou casos de Chikungunya ou Zika Vírus.
A cidade de Mogi das Cruzes computou 882 casos confirmados de dengue. O número é 800% maior do que em 2014, quando a cidade registrou 93 casos durante todo o ano.
A Secretaria municipal de Saúde tem orientado a
população em suas casas sobre cuidados contra o Aedes Aegypti. A
Prefeitura de Poá informou que registrou 228 casos de dengue no
município durante 2015, sendo 92 casos Autóctones e 136 casos
Importados.
Já em Itaquaquecetuba foram notificados 2.045 casos de dengue, sendo que desse total foram 1.287 casos positivos para autóctones e 17 importados. O número é mais de 1000% a mais que o registrado em 2014, quando foram apenas 111 casos de dengue.
A vigilância Epidemiologia
informou que a cidade não registrou nenhum caso de Zika ou Chikungunya
no município.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos não informou se há novos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes. Até o dia 28 de dezembro de 2015, foram registrados 654 casos confirmados. A cidade também registrou dois casos de Chikungunya.
Guararema registrou 201 casos de dengue no município. Durante os oito dias decorridos de 2016 não houve novas notificações. Em Arujá, o município teve 277 casos autóctones de dengue.
A Secretaria de Saúde de Arujá está investigando um caso de microcefalia que pode ser o 1º relacionado ao Zika Vírus na região. A mulher, que deu a luz a seu bebê no Hospital das Clínicas, na Capital de São paulo, havia viajado para o estado de Pernambuco durante a gestação e acredita-se que pode ser um caso importado.