Android: versão modificada permite usar o sistema no computador

Não é novidade que existe uma versão modificada do sistema operacional Android destinada a computadores pessoais. A coluna Tira-dúvidas de tecnologia já mostrou como instalar o Android x86 numa máquina virtual

Porém, por mais interessante que possa parecer a experiência de se usar um sistema operacional projetado para telas sensíveis ao toque como substituto ao Windows, a usabilidade do sistema fica confusa e pode comprometer a produtividade. Entretanto, uma empresa formada por ex-engenheiros da Google parece ter encontrado uma maneira eficiente de tornar o Android portável para computadores. E então surge o Remix OS, uma versão adaptada do Android Lollipop 5.0 distribuída num Mini-PC, Ultratablet e como instalador para computadores pessoais.  



 

Sobre o sistema  
O Remix OS permite instalar qualquer aplicativo disponível na Google Play, o procedimento é o mesmo realizado em dispositivos móveis. Após instalados, o gerenciador gráfico do sistema permitirá a execução de múltiplos aplicativos e disponibilizados em janelas flutuantes redimensionáveis com comportamento semelhante ao encontrado no Windows, GNU/Linux e Mac OS X. A instalação definitiva no disco rígido é opcional, pois o sistema pode ser gravado num pendrive de 8GB (gigabytes) e ser executado em qualquer computador pessoal sem afetar o sistema instalado. Para ume melhor experiência durante a execução do Remix OS, é recomendável que o equipamento possua uma porta USB 3.0. Além de navegar na internet, usar milhares de apps disponíveis na Google Play, também é possível instalar o Office destinado ao Android. Essa é uma vantagem para quem busca um sistema operacional versátil, e não quer abrir mão da produtividade. A sua instalação pode servir como uma maneira de reaproveitar computadores antigos, pois além a opção de execução pelo pendrive é possível realizar uma instalação definitiva no disco rígido. 




Requisitos mínimos  
- Pendrive de 8GB (gigabytes)  
- Computador com processador 64-bit. 
- 1GB de RAM (recomendável). 
- USB 3.0 com suporte ao sistema de arquivos FAT32. É possível conectar o pendrive numa porta USB 2.0, mas devido a taxa de transferência de dados o desempenho pode ser comprometido.  
O instalador do Remix OS está disponível gratuitamente para download nesse link aqui. Além da ISO do sistema, é disponibilizado um utilitário para a criação de um pendrive bootável. Porém, o utilitário funciona apenas no Windows. Os usuários dos sistemas Mac OS X e GNU/Linux pode usar um programa equivalente chamado UNetbootin, disponível aqui.  

Criando um pendrive para testar o Remix OS  
1 - Conecte o pendrive no computador 
2 - Execute o utilitário para a criação do pendrive bootável. 
3 - Clique no botão "Browse" para selecionar o arquivo do instalador. 
4 - Selecioine o pendrive na opção "USB Disk". 
5 - Clique em "Ok" para iniciar o processo de criação.  
Após a conclusão da criação do pendrive, reinicie o PC. Será preciso alterar a sequencia de inicialização para que o dispositivo USB seja reconhecido durante o carregamento do sistema.  
Além do Remix OS 2.0, existe uma outra distribuição chinesa modifica do Android x86, o Phoenix OS disponível para download aqui.

Imagens: Divulgação/jide.com

Postagens mais visitadas deste blog