Nissan anuncia que produzirá o SUV Kicks no Brasil

Modelo será produzido na planta de Resende, e irá criar 600 empregos.
Global, crossover também será exportado para outros países da região.

 A Nissan anunciou nesta segunda-feira (4) que produzirá o SUV Kicks no Brasil, na fábrica de Resende (RJ). Será o primeiro modelo do tipo da marca no país. De acordo com o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, a produção do modelo irá gerar 600 novos empregos na fábrica, além de um investimento de R$ 750 milhões em expansão.

 

Matheus Rodrigues 
Do G1, no Rio

 "Com essa decisão, trazemos a 'expertise' da Nissan em crossovers para um novo mundo de consumidores", afirmou Ghosn.

O executivo ainda confirmou que o Kicks será um modelo global, mas que a primeira fábrica a produzi-lo será a brasileira. Ela também será responsável por abastecer os demais mercados da América Latina.

 De acordo com o presidente, já há uma data de lançamento, porém ela ainda não será divulgada.
Também não há mais informações técnicas. É provável que o modelo seja equipado com o motor 1.6 16V de 111 cavalos já presente na dupla March e Versa.
De acordo com o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, o índice de nacionalização do Kicks, no início da produção será de 74%.

Como comparação, o March tem, hoje, 68% de componentes nacionais. Até o final do ano, o objetivo é chegar aos 80% até o final do ano para o hatch.

Definido pela Nissan como um crossover, modelo que mistura características de vários segmentos como utilitário esportivo, minivan e sedã, o Kicks deverá esquentar a briga em um dos poucos segmentos aquecidos no mercado brasileiro, o dos SUVs, e concorrer com os recém-lançados Honda HR-V, Jeep Renegade e os veteranos Ford EcoSport e Renault Duster.


Nissan Kicks (Foto: Rafael Miotto/G1)Nissan Kicks (Foto: Rafael Miotto/G1)
2015 foi 'difícil'


 
O anúncio de um modelo inédito, e global, vem em um momento estratégico para a Nissan por aqui. A marca tem como meta atingir 5% do mercado até o final do ano.


"Não posso dizer que 2015 foi um grande ano para a Nissan no Brasil, mas nós aumentamos nossa participação de mercado de 2,1% para 2,5%, o que é um resultado razoável, mas com volume de vendas que caiu", disse Ghosn.
Outro objetivo da Nissan é estar entre as três montadoras que mais vendem carros na América Latina.

Além do Kicks, a montadora aposta nas versões automáticas do March e do Versa, que deverão ser lançadas também neste ano.



Nissan Kicks mostrado no Salão de Buenos Aires (Foto: Rafael Miotto/G1) 
 Nissan Kicks no Salão de Buenos Aires (Foto: Rafael Miotto/G1)



Nissan Kicks (Foto: Divulgação)Nissan Kicks foi apresentado como conceito no Salão de SP 2014 (Foto: Divulgação)



 

Postagens mais visitadas deste blog