Inscrições Sisu 2016 começam em 11 de Janeiro
Muitos dos participantes da ultima edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015 aguardam ansiosos o mês de janeiro, mês em que serão abertas as inscrições para o 1º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – SISU 2016.
O período de inscrições terá início no dia 11 e segue aberto até 14/01 (quinta-feira).
No dia 18/01 será divulgado o resultado do Sisu 2016.
A partir daí estará aberto também o período para manifestar interesse em participar da lista de espera até o dia 29/01 (sexta-feira). As matrículas do selecionados deverão ser procedidas nos dias 22, 25 e 26 de Janeiro na secretaria da instituição ofertante da vaga para o qual se candidatou.
O objetivo do SISU 2016 é selecionar entre seus participantes os melhores classificados no Enem 2015 aptos a conseguir uma vaga para cursos de graduação oferecidos pelas instituições federais ou estaduais de ensino superior que utilizam o sistema informatizado do SISU 2016.
Durante o ano são realizados dois processos seletivos, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano.
O processo seletivo do primeiro semestre do SISU 2016 vai acontecer a partir de 11 de janeiro, após a divulgação do resultado individual do Enem 2015.
As inscrições do SISU 2016 são gratuitas e podem ser realizadas apenas no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/.
No ato da inscrição o participante deve informar seu número de inscrição e senha cadastrada na sua participação da ultima edição do Enem.
Vale lembrar que o sistema não aceitará dados de participação de edições anteriores ao do Enem 2015.
Entenda como funciona o Processo Seletivo SISU 2016
Inscrições Sisu 2016 começam em 11 de Janeiro
No ato da inscrição o participante deve informar duas opções de curso, que devem ser em ordem de prioridade do candidato a uma vaga no SISU 2016.
A primeira opção deve ser o curso que o candidato deve ser aquela profissão ou carreira que ele almeja para sua vida. Já a segunda opção deve ser feita de maneira consciente, não uma escolha aleatória, pois caso não consiga a primeira, o Sistema informatizado do SISU 2016.
Vale lembrar que as vagas do SISU atendem todo território nacional, o que significa que as escolhas do participante não se restringem apenas ao estado de origem do candidato, podendo buscar vagas de estudos em todo o país, nas instituições de ensino superior que utilizam o SISU 2016 como uma das maneiras de selecionar seus novos alunos.
A lista com todas as instituições que participam do SISU está disponível no endereço eletrônico do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Durante o período de inscrições, os participantes devem acompanhar se a nota obtida no Enem esta dentro da nota de corte do curso desejado.
A nota de corte é a menor média exigida para estar dentro do número de vagas oferecidas em cada modalidade de curso no SISU 2016.
Caso não esteja, durante o período de inscrições é possível alterar as opções de curso, sendo valida a última alteração realizada pelo participante.
Resultado e matrícula do SISU 2016
Cronograma Sisu 2016
Caso tenha sido selecionado o participante deve procurar a instituição de ensino superior e efetivar sua matricula.
Caso não tenha sido selecionado com a primeira ou em nenhuma das opções de curso, os participantes podem manifestar o interesse em participar da lista de espera do SISU 2016.
Para mais informações sobre o SISU 2016 basta visitar a nossa página no Facebook, curta e compartilhe.