Itaquaquecetuba: Retrospectiva 2015



http://oidiario.com.br/
Bairros ganham asfalto

A malha viária de Itaquaquecetuba vem recebendo atenção especial, principalmente na região dos bairros da cidade. Durante o ano de 2015 a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, promoveu a pavimentação completa das ruas de cinco localidades: Jardim Karine, Tropical, Coqueiro, Josely e Cristiano receberam asfalto, e suas antigas ruas de terra já não fazem mais parte da realidade.
Além desses bairros asfaltados, a Prefeitura vem realizando ainda a Operação Tapa Buracos. Esse ano a Secretaria de Serviços Urbanos ampliou o número de equipes para um total de seis, que realizam os trabalhos diariamente, reparando a pavimentação existente.
Além de utilizar recursos próprios, a municipalidade também está buscando parcerias para pavimentar a cidade. Recentemente a Prefeitura informou que o governo do estado, por meio do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), vai liberar R$ 6,7 milhões para o recapeamento de importantes avenidas da cidade, como a Ítalo Adami, Brasil, e Estrada do Campo Limpo.
Itaquá ainda possui um grande número de ruas sem qualquer pavimento, sobretudo nos bairros mais periféricos da cidade, e necessitam receber a camada asfáltica, além da infraestrutura inerente a esse serviço, como as obras de drenagem, por exemplo. Em virtude da ocupação irregular desenfreada ocorrida, principalmente entre os anos de 2005 a 2012, diversas localidades não contam com esse tipo serviço, dado o fato de que muitos desses locais não são regularizados oficialmente.
Á parte disso, a malha asfáltica do município está em condições precárias devido a baixa qualidade do asfalto utilizado nas vias na última década. Isso fica cada vez mais evidente a cada período de chuva, onde principalmente o motorista, constata as imperfeições no pavimento, e o surgimento de novos buracos.
“Sabemos que o asfalto da cidade está bem deteriorado. E justamente por isso estamos dando uma atenção especial para as ruas e avenidas da cidade. Hoje temos 6 equipes de tapa buraco, que ajudam a amenizar bastante o problema. No mais, estamos trabalhando muito para asfaltar o maior número de bairros possíveis até o fim do nosso mandato, buscando parcerias e fazendo investimentos com recursos próprios”, disse o prefeito Mamoru Nakashima.

2015 foi ano de atenção às creches

O ano de 2015 foi de comemoração para muitos pais em Itaquá. A cidade ganhou quatro novas creches além de novos equipamentos para melhor atendimento das crianças matriculadas: Marengo, Maria Rosa, Morro Branco e Pequeno Coração foram os bairros contemplados com as novas unidades educacionais, que juntas, proporcionaram mais de 400 vagas para o sistema municipal de ensino, que beneficiaram crianças de 0 a 5 anos. A Secretaria de Educação disponibilizou mais 130 novos berços e 90 cadeirões, além de lençóis, travesseiros, tatames, entre outros objetos, que dão mais conforto aos matriculados.
Dadas as condições financeiras em que o município se encontra, a tarefa de inaugurar novas creches não é nada fácil para a atual gestão. Segundo o que o próprio prefeito Mamoru Nakashima tem divulgado, a grande dificuldade não está necessariamente na construção de novos prédios, e sim em manter a unidade escolar. Considerando toda estrutura para manter o funcionamento de uma creche, ou seja, pagamento de funcionários, contas de energia elétrica, água, internet, telefone, material de limpeza e escolar, merenda, e manutenção em geral, o gasto com uma unidade escolar pode chegar perto de R$ 1 milhão por ano. Mesmo diante das dificuldades, a expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de abrir novas vagas para 2016. Atualmente o município conta com 17 creches próprias e 22 conveniadas (que recebem recursos da prefeitura), atendendo no total cerca de 3300 crianças.

Centro de Saúde atende 70 mil pessoas nos primeiros 100 dias

O Centro de Saúde (CS) 24 horas de Itaquaquecetuba, inaugurado no dia 8 de setembro, no aniversário da cidade, atendeu cerca de 70 mil pessoas nos primeiros 100 dias de funcionamento, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. A média de atendimento diário do equipamento público é de 700 pacientes. Ainda segundo dados da pasta, o percentual de procura pelas especialidades corresponde a 60% para clínica geral, e 40% para pediatria. Os dados fornecidos pela Secretaria apontam ainda que 85% dos usuários do sistema se dizem satisfeitos com o acolhimento recebido no CS, que utiliza o mesmo sistema da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Com a inauguração do CS, a UPA passou a receber menor quantidade de pacientes. Até setembro, a Unidade recebia cerca de 1200 pacientes por dia. Com a divisão no atendimento, o movimento na UPA caiu cerca de 50%. Ao lado de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba é a única cidade do Alto Tietê que oferece pelo menos dois locais de pronto atendimento geridos pela Prefeitura. Somando os dois locais de atendimento emergencial, Itaquaquecetuba tem a capacidade de atender 1600 pessoas por dia, sem grandes transtornos, o que vem chamando atenção de pacientes de outros municípios, que buscam o acolhimento em Itaquá, devido principalmente ao bom serviço prestado. A Secretaria de Saúde informou que centenas de pessoas de outras cidades também procuraram o CS para atendimento.

Estrada Mario Covas recebeu semáforos e cruzamento

Em 2015, a Avenida Mario Covas recebeu novos semáforos que foram instalados no novo cruzamento que dá acesso a Rodovia Ayrton Senna e as cidades de Poá e Suzano. O serviço realizado pela Secretaria Municipal de Obras, com apoio da Secretaria Municipal de Transportes proporcionou maior segurança aos motoristas que trafegam por aquela localidade.
Um dos objetivos, além de evitar acidentes, foi melhorar o fluxo no local, dar maior fluidez de veículos, além de organizar o tráfego pesado de veículos que passam por ali todos os dias, desafogando inclusive, a Estrada do Mandi que estava sobrecarregada. Antes das obras, os horários de pico registravam grandes congestionamentos que chegavam até a rodovia Ayrton Senna, gerando transtorno ao motorista, com as longas filas.
Além das melhorias na Mário Covas, a Estrada do Mandi passou por duplicação e sinalização. As duas vias servirão de acesso ao maior shopping center da região, que irá gerar mais de 6 mil empregos diretos e indiretos, a partir do fim do ano de 2016, quando será inaugurado o centro de compras, de acordo com a previsão dos responsáveis pelo shopping.

200 pontos de ônibus foram instalados em 2015

A Prefeitura de Itaquaquecetuba instalou no fim do primeiro semestre deste ano 200 novos abrigos para pontos de ônibus. Os novos equipamentos foram espalhados por todos os bairros da cidade e geraram mais segurança e conforto ao usuário do transporte público.
Durante mais de 20 anos a população sofria com a exposição ao sol e a chuva enquanto aguardava o seu transporte. Nos locais das instalações, a municipalidade também promoveu melhorias nas calçadas e limpeza no entorno do abrigo. Alguns pontos antigos que estavam em boas condições estão sendo trocados pelos novos, reformados, pintados e recolocados em outros locais. As estruturas de policarbonato, com tamanho de 1,5 por 3,5 metros, dispõe de assento para cinco pessoas e mais um espaço reservado para cadeirantes, além de cobertura e um painel ao fundo.

Guarda Municipal conta com 7 novas viaturas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba recebeu oficialmente em outubro sete novas viaturas que já realizam patrulha e auxiliam na segurança patrimonial da cidade. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança, os novos carros já estão servindo a população desde o início de setembro, em patrulha pelos bairros de Itaquá. Ainda segundo a pasta, duas das sete viaturas, vão auxiliar no projeto “Ronda Maria da Penha”, que objetiva dar proteção às mulheres em situação de violência doméstica.
Além das patrulhas, e conservação do patrimônio público, os novos equipamentos dão apoio também às ações da Polícia Militar e Polícia Civil. Na prática, o objetivo é reforçar a segurança da população como um todo. As sete viaturas se incorporam a frota de viaturas da Guarda Municipal, que agora totaliza 15 carros, um ônibus de monitoramento, duas bases móveis, e oito motos.
A expectativa da Prefeitura é que até em 2016, o município seja contemplado com outras cinco viaturas novas, oriundas de emenda parlamentar, o que vai reforçar ainda mais a corporação.
O secretário de Segurança, Alexandre Siqueira, que recebeu as viaturas em nome da GCM, comemorou a nova fase vivida pelo setor. “O prefeito Doutor Mamoru vem dando atenção especial a segurança da nossa cidade. É de grande valia essas novas viaturas, que auxiliam no patrulhamento e coibem a violência no município. A segurança está passando por uma nova fase, e a GCM tem ajudado muito a diminuir os índices de violência em Itaquá”, disse o secretário.

Prefeitura entrega 8 academias em 2015

A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou sete academias ao ar livre em 2015, em diversos bairros da cidade. De acordo com o vem sendo divulgado pela administração Mamoru Nakashima, ainda faltam 23 unidades a serem entregues, de um total de 34 programadas até o final de 2016. Jardim São Carlos, Nova Itaquá, Pedreira, Luciana, Odete II, Nascente, Piratininga e Josely foram as localidades contempladas esse ano com os equipamentos, que na média, recebem cerca de 150 pessoas por dia, cada uma. Cada academia tem disponível 10 aparelhos de ginástica que envolvem movimento de todos os membros do corpo, beneficiando sobretudo pernas, braços, e o tronco. Os equipamentos proporcionam ainda a melhora da condição cardiovascular, e a circulação sanguínea, além de queima de calorias e a redução de peso, prevenindo o aparecimento de doenças como a hipertensão.
Além das 10 academias já instaladas, e a previsão de mais 24 até o fim do atual mandato, segundo informações da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a expectativa é que a cidade, em parceria com o governo do estado, consiga mais unidades para atender a cidade, já que a demanda é grande, dada a quantidade de pedidos por parte da população, para que a municipalidade disponibilize os equipamentos principalmente nos bairros da periferia da cidade.
Além dos aparelhos, a Prefeitura também realiza a revitalização da praça onde é instalada a academia, promovendo a limpeza e conservação, pintura, poda de grama, troca de bancos, proporcionando assim melhor ambiente aos frequentadores. Essa ação contribui para que os moradores reivindiquem a instalação do benefício.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog