Itaquaquecetuba - Promotoras Legais devem garantir mais cidadania ao município -

MoldeO prefeito de Itaquaquecetuba 
Mamoru Nakashima
(PSDB) recebeu em seu gabinete as recém-formadas “Promotoras Legais Populares” (PLP) do município nesta quarta-feira. 

O gestor fez questão de cumprimenta-las pela dedicação e representatividade no curso de mesmo nome oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, e que teve como objetivo a formação de lideranças, em assuntos de cidadania, protagonismo, gênero e política.

 “Tenho certeza que todas me darão muito trabalho.

 É exatamente isso que queremos. Que vocês estejam em seus bairros e nos apontem os problemas e sugestões para que juntos possamos construir uma cidade melhor para a população de Itaquá”, declarou o prefeito durante o encontro. Ministrado pelo Geledés – Instituto da Mulher Negra, o curso “Promotoras Legais Populares” foi realizado em parceria com a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE), a Casa de Cultura Raízes e Núcleo de Mulheres “Maria Teresa” de Ferraz de Vasconcelos.

 “A mulher mais do que cuidadora da família tem uma representação muito grande no desenvolvimento de qualquer cidade. É ela que conhece os problemas e benfeitorias. É ela que sabe se tem vaga na creche, o dia em que tem atendimento nos postos de saúde e se o transporte público vai bem. E mais do que só saber é ela que tem habilidade para ajudar que as vizinhas e a comunidade a também saber onde encontrar os serviços e onde buscar os seus direitos. 

Por isso parabenizo todas vocês por terem escolhido se tornarem PLPs”, frisou o prefeito. A formatura das PLPs aconteceu no dia 5 de dezembro após quase um ano de capacitação. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes de Ferraz de Vasconcelos e marcado por muita emoção e alegria.

 Na ocasião, após o hino nacional e os cumprimentos das autoridades, um total de 65 alunas – 40 do núcleo de Itaquá e 25 de Ferraz – receberam o certificado pela conclusão do curso. Na mesma oportunidade, a então PLP Ivanice Agrício, escolhida como oradora da turma de Itaquá, chegou a exaltar a importância do curso na sua vida e na vida das demais colegas. 

Ambas as turmas tiveram como paraninfa a advogada Claudia Patrícia Luna e como patronesse a psicóloga Maria Aparecida Pinto. Além disso, cada turma teve como título o nome de uma mulher que admira: Ferraz escolheu chamar-se “Turma Maria Teresa”. 

Já as alunas de Itaquá: “Turma Fabiana da Cunha Fernandes da Costa”, em homenagem a secretária de Políticas para Mulheres do município. “Coordenar em Itaquaquecetuba o curso “Promotoras Legais Populares” foi uma experiência inesquecível, porque eu também, como mulher e como pessoa, aprendi muita coisa e modifiquei muitos conceitos, podendo afirmar que minha vida foi transformada por esse curso! 

Assim também aconteceu com as alunas: lembro-me de ser apresentada a mulheres tristes, cabisbaixas, irritadiças, que hoje tem ideais, brilho nos olhos, sonhos, projetos a realizar, tendo várias delas, inclusive, iniciado pequenas e grandes transformações, em seus lares e em seus bairros! “, lembrou Fabiana.
 http://oidiario.com.br

Postagens mais visitadas deste blog