Banda Sinfônica Jovem recebe título Mogi das Cruzes - Banda foi a campeã das campeãs em seu primeiro festival Projeto Pequenos Músicos













Banda Sinfônica Jovem recebe título (Foto: Guilherme Berti)
Logo Prefeitura de Mogi das Cruzes O prefeito Marco Bertaiolli recebeu, no último dia 20 de novembro, os jovens músicos da Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que conquistaram neste mês o título de campeã das campeãs do 1º Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo – 2015, promovido pela Prefeitura de São Paulo. O grupo é formado por estudantes de diferentes bairros da cidade, que participam do projeto Pequenos Mùsicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio de sua Secretaria de Educação. A iniciativa, que atualmente é realizada em 13 escolas municipais da cidade, terá mais dois núcleos em 2016.
“Já é uma tradição recebermos entidades, times, clubes e grupos que representam muito bem a nossa cidade em outros municípios. Temos o orgulho de receber a nossa Banda Sinfônica Jovem, que se consagrou como campeã das campeãs. É o coroamento de todo um trabalho da Secretaria Municipal de Educação, que envolve alunos, monitores, mães e diretores das escolas”, disse o chefe do executivo.
A comemoração teve início com o maestro Daniel Bordignon, regente titular do grupo e diretor artístico do projeto Pequenos Músicos, que apresentou um vídeo com a música vencedora do festival, o tema do filme “As Crônicas de Nárnia – O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa”. Na sequência, todos puderam reviver a emoção do anúncio da vitória. “Nosso objetivo era apresentar o projeto para as pessoas que não conheciam, enfrentamos dois grupos de profissionais e saímos vitoriosos. É uma grande alegria fazer parte desse trabalho”, disse. Os troféus conquistados pela banda ficaram expostos no gabinete do prefeito.
“Buscamos a formação integral dos alunos. O projeto oferece oportunidade para que eles desenvolvam a sensibilidade e trabalha valores, como respeito aos colegas. A música depende do conjunto para que o resultado seja bom. É uma formação que une conhecimento e a formação social”, avaliou a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal. Participaram do evento, a secretária adjunta da Pasta, Valéria Campolino e o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

Ampliação
O projeto atende atualmente 8.962 alunos em 13 escolas municipais com aulas de musicalização durante a aula e ensino sinfônico e prática de banda no contraturno. No próximo ano, mais duas escolas deverão fazer parte do projeto. “Vamos passar de 13 para 15 escolas em 2016. Com empenho da equipe da Secretaria de Educação será possível ampliar esse projeto já no próximo ano. É um orgulho para nossa cidade”, disse o prefeito.

A Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes reúne os alunos mais destacados de todos os núcleos do projeto e tem feito grandes apresentações desde o ano passado. “É um alvo a ser alcançado pelos estudantes que buscam nas escolas do projeto o ensino de música, é um estímulo para que eles se aperfeiçoem e façam parte do grupo que representa nossa cidade”, avaliou Bertaiolli. O grupo é formado por 72 jovens músicos a partir dos sete anos, vindos das primeiras escolas que participam do projeto desde 2011.
Os músicos se destacaram neste ano com concerto “Carrossel Sinfônico”, ao lado do Coral Pequenos Músicos, e o musical “Cocoricando”, baseado no programa “Cocoricó” (TV Cultura), uma parceria com o projeto Caminhando e Conhecendo (SME).


Postagens mais visitadas deste blog