Anvisa aprova venda da 1ª vacina contra dengue para indústria de Suzano



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem a venda da primeira vacina contra a dengue no País. 

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e dada à indústria química de Suzano Sanofi-Aventis. 

Segundo a assessoria de imprensa, a vacina reduziu dois terços dos casos e preveniu oito em cada dez possibilidades de hospitalização. 

Ainda não há um valor estipulado para a venda do produto e nem data para que a vacina chegue ao sistema público de saúde. A vacina foi aprovada em outros dois países: México e Filipinas.

A fabricação da vacina é feita em uma unidade na França, porém conforme o DS publicou anteriormente, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) – órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – autorizou a comercialização da vacina em julho para a unidade localizada em Suzano.

 A previsão inicial era de que a Anvisa autorizasse a venda somente no início do próximo ano. Os documentos sobre a fabricação do antídoto foram enviados para a agência em março.

A Anvisa informou que a autorização foi dada após comprovação da qualidade, segurança e eficácia do produto. A análise de todos esses dados foi pautada na relação benefício x risco da vacina.

 “A avaliação do dossiê de registro foi realizada dentro dos padrões estabelecidos pela Anvisa e por organismos internacionais de interesse na área, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o International Vaccine Institute (DVI). 

O assunto foi tratado com a maior brevidade possível, sendo mantidas todas as etapas necessárias e essenciais para comprovação da sua qualidade, segurança e eficácia”, explicou.

A vacina poderá ser aplicada em pessoas com idade entre 9 e 45 anos e possui prevenção para quatro tipo de vírus. 

“Esta nova aprovação da vacina contra dengue pela Anvisa, autoridade regulatória reconhecida e certificada pela Organização Mundial da Saúde representa um marco importante para a Sanofi Pasteur”, diz Guillaume Leroy, vice-presidente da Dengue Company da Sanofi Pasteur.

CÂMARA
O preço máximo da vacina será definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. 

O procedimento pode demorar até três meses. Atualmente, o produto tem a estimativa de um custo médio de 20 euros, ou seja, cerca de R$ 84 reais por dose. A previsão é de que cada pessoa tome três doses. 

A adoção da vacina na rede pública dependa da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A sugestão é de que a vacina seja aplicada a uma parcela de pessoas reduzida. A imunização não é aplicada para zika vírus ou chikungunya.

http://www.diariodesuzano.com.br

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog