Mogi das Cruzes - Marilei Schiavi, a 1ª dama do jornalismo mogiano,





Molde
Marilei Schiavi, a 1ª dama do jornalismo mogiano, solta o verbo: “é preciso ter ‘culhão’ para enfrentar o que enfrento”

A jornalista Marilei Schiavi tem 44 anos, sendo 25 deles dedicados ao jornalismo. Primeira mulher convidada para ser ancora do programa Radar Noticioso na rádio Metropolitana de Mogi das Cruzes, ela, que tem dois filhos, conversou com o Jorna Oi sobre o seu trabalho e falou um pouco sobre o seu sucesso profissional.
 Ela que começou a sua carreira em Suzano ressaltou que sente-se feliz em ajudar as pessoas por meio do trabalho na rádio, no jornalismo impresso e também na televisão: “Quando é preciso faço um escândalo para que o problema de uma pessoa, de um bairro ou de uma cidade seja resolvido. 
Bato na mesa, grito, faço o que for preciso para que as pessoas tenham bons serviços públicos e sejam tratadas com respeito.
 Isso me deixa realizada, mas é preciso ter culhão para enfrentar políticos, empresários e gente que se acha acima do bem e do mal.” Sem papas na língua e com energia para dar e vender Marilei, nesta entrevista ao Oi, destaca a recepção dos mogianos e responsabiliza o governo do PT e do ex-prefeito Marcelo Candido pela situação e pobreza e estagnação em que se encontra a cidade de Suzano. Leia mais nas paginas 8 e 9.
Sem medo de polêmica, Marilei não dispensa um ‘barraco’ para ajudar quem precisa
Quer ver/ouvir/participar de um ‘barraco’ de consequências imprevisíveis? Pois é exatamente um ‘barraco’ enorme o que a jornalista e radialista Marilei Schiavi promove com bastante frequência no comando do programa Radar Noticioso que é realizado todos os dias entre as 6 e 10 horas da manhã nos estúdios da rádio Metropolitana de Mogi das Cruzes.
 Sem papas na língua, Marilei solta osCACHORROS e promove barracos em defesa de mogianos que acionam o programa Radar Noticioso para reclamar de serviços públicos ruins prestados pela prefeitura ou órgãos e departamentos dos governos estadual e federal.
 Empresas e estabelecimentos comerciais que não respeitam os direitos dos consumidores também estão na mira de Marilei Schiavi que não pensa um segundo quando é preciso fazer barulho para resolver situações que prejudicam as pessoas no seu dia a dia, especialmente, aquelas mais humildes e que são dependentes dos serviços públicos.

“No programa Radar Noticioso que comando há nove anos o objetivo é informar a população de maneira objetiva e transparente sobre o cenário político em Mogi e na região e também prestar serviços à população. 
Me sinto realizada quando consigo resolver um problema que estava deixando uma pessoa triste. Isso me realiza como profissional de comunicação e me motiva a seguir sempre em frente. 
Outro dia teve o caso de uma pessoa que precisava de internação e receber tratamento para o vício da droga. Fiz um escândalo durante o programa e rapidamente a vaga apareceu. 
Quer me ver p. da vida é receber reclamações de pessoas que não conseguem atendimento em posto de saúde, em hospital ou em qualquer órgão público. Vou para cima mesmo, meto a mão da mesa, grito, berro, questiono e se o problema não for resolvido em favor de quem precisa do serviço, eu f. quem impede e quem cria problemas em vez de soluções. O meu trabalho é sério e me sinto na obrigação de ajudar as pessoas. 
São 25 anos de trabalho e credibilidade, levanto todos os dias às 4 horas para preparar o programa Radar que é líder entre todas as rádios do sistema Metropolitana. Nas quatro horas de programa falo e faço o que for preciso fazer para prestar um bom serviço em favor da sociedade mogiana”, destaca Marilei que nessa semana recebeu a reportagem do Jornal Oi para falar do seu trabalho. 
Inicialmente, o objetivo da conversa com a jornalista era sobre o início de sua carreira em Suzano e o sucesso alcançado como jornalista e radialista em Mogi das Cruzes. Embora muita gente não saiba, Marilei Schiavi nasceu em Suzano, iniciou sua carreira como repórter no Diário de Suzano e acabou indo em definitivo para Mogi há nove anos.
Metralhadora giratória
Mas, a entrevista, até por conta da prolixidade e das diversas atividades desenvolvidas, acabou tratando de diversos assuntos relacionados a carreira e aos novos projetos de Marilei. No começo da conversa, como os leitores podem conferir no início da reportagem, Marilei falou um pouco (um pouco não, bastante) sobre seu estilo de atuar como radialista e depois não parou mais de falar de tudo e de todos.
 Ela, que tem dois filhos, lembrou que já trabalhava para a rádio Metropolitana de Mogi quando foi convidada para fazer o Radar Noticioso:
 “Era repórter do Diário de Suzano e era correspondente da região para a rádio. Um dia o diretor da rádio pediu para eu fazer um programa e avaliou o meu desempenho. Ele gostou do meu estilo direto, franco de falar.
 Rádio exige muito improviso e rapidamente percebi que poderia fazer radialismo tão bem quanto fazia o impresso. A direção da rádio e, principalmente os ouvintes, aprovaram tanto é que estou já quase dez anos como âncora programa. 
Em 2006 foi convidada para fazer o Radar e me tornei a primeira mulher a ancorar esse programa e desde então tenho o prazer e a honra de acordar todos os dias os mogianos. Por outro lado, nas eleições os mogianos dormem comigo porque a audiência é enorme”. Leia mais na próxima página.
‘Primeira dama’ do jornalismo mogiano já foi convidada para concorrer ao cargo de prefeita
“Nunca devemos dizer que não, alías esse é um ensinamento bíblico; nunca diga nunca, mas neste momento não me sinto atraída pela política. Me sinto plenamente realizada com o trabalho de jornalista, radialista e agora de apresentadora na televisão. 
Consigo fazer as coisas acontecerem, ajudar as pessoas e ganhar dinheiro. Mas já recebi convites para ser candidata a prefeita em Mogi e Suzano”, afirmou Marilei ao ser questionada sobre a sua capacidade de cobrar autoridades políticas e resolver com um telefonema (e alguns berros) problemas que normalmente os órgãos públicos costumam empurrar com a barriga:
 “Sou âncora na rádio Metropolitana, estou fazendo desde o início deste mês um programa de entrevistas para a televisão, também sou professora universitária, cerimonialista e boa mãe. 
Me sinto realizada, muitos me consideram como a 1ª dama do jornalismo mogiano e sinto que tenho muito a aprender e evoluir na área da comunicação. 
Mas não posso dizer que nunca participarei da política. Mas hoje prefiro mais cobrar os políticos para que eles melhorem a vida das pessoas. E olha que é preciso ter culhão para fazer isso. 
Muita gente não segura a bronca. Para mim é natural bater boca e resolver um problema. Como dizem muitos homens, tem hora que é preciso bater o p. na mesa e faço isso sempre que preciso, mas sou muito mulher”, brinca a jornalista. 
Perguntada sobre quem seria o ‘1º damo’ do jornalismo em Mogi, Marilei citou o nome do editor do Diário de Mogi, Darwin Valente, como uma referência de bom jornalismo em Mogi e no Alto Tietê.
Situação de Suzano
Marilei afirma que sente-se mogiana e que não pretende voltar para Suzano: “Fui muito bem recebida em Mogi quando decidi morar e trabalhar na cidade. Estou crescendo como profissional nesta cidade e sinto que aqui é a minha casa. Apesar de Suzano viver no meu coração, pois foi lá que eu fui criada, a situação da cidade me deixa muito triste.
 Enquanto Mogi experimentou um grande crescimento econômico e social nos últimos anos, a cidade de Suzano vive um processo de decadência que dói no coração. Na minha opinião o governo do PT é o grande responsável pelo estado de pobreza em que Suzano se encontro. O governo do PT destruiu a cidade. Outra coisa que também prejudica muito a cidade é essa guerra política. Torço muito para que as coisas melhorem, mas a situação é grave”, avalia a comunicadora.
“No ‘Radar com a Marilei’ quero contar boas histórias”, diz a jornalista
Marilei não esconde seu entusiasmo com o programa “Radar com Marilei” que estreou neste mês. O programa vai ao ar uma vez por semana às 22 horas, com direito a reprises ao longo da semana; a cada programa, um entrevistado é ‘interrogado’ por 30 minutos pela jornalista que grava os seus programas na RTV Filmes, empresa instalada na Vila Suissa em Mogi e comandada pelo especialista em mídia e televisão, Mário Théo:
 “Meu objetivo com esse programa é contar boas histórias.  Entrevisto pessoas  e profissionais das mais diferentes áreas para que o ´público em Mogi e região tenha acesso a informações importantes e a boas histórias”,RESUME Marilei.
 O programa é transmitido na NET Cidade pelo canal 26.  Quem não for de Mogi das Cruzes, onde há cabeamento da NET, poderá acompanhar o teor pelo site www.marileischiavi.com.br. “Radar da Marilei” tem ainda em seus 30 minutos de duração os quadros, “Radar em Alta”, “Bronca da Semana” e “Você no Radar”. O formato lembra o “Frente a Frente” que a jornalista ancorou na TV Mogi News, por três anos, e que também era transmitido pela NET. 
Contudo, “Radar com Marilei” terá alguns diferenciais. Além da entrevista com políticos, profissionais liberais, artistas e empresários, o programa vai abarcar quadros que trarão à tona os temas mais importantes da semana, com direito à participação de telespectadores e internautas.
                                                      Currículo
Com três pós-graduações, mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) – São Paulo, professora universitária e cerimonialista, Marilei afirma que o ‘limite é o céu’ quando o assunto é trabalho: “Amo tudo o que faço e quero fazer cada vez mais e melhor”. “Passei por jornal impresso, trabalho em rádio há mais de 20 anos e faço Assessoria de Imprensa, além de lecionar e apresentar eventos. Em TV, dei início no Grupo Mogi News, anos atrás, onde aprendi como lidar com a câmera. Com a ida de Luiz Bacci para a TV Bandeirantes, em 2014, fui convidada para fazer parte de seu programa, o ‘Tá na Tela’. Foi uma experiência única, diária e nacional”, completa Marilei.


Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 09/05/24 a 23/05/24

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog