Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes começa neste sábado

Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes começa neste sábado

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes fará a abertura oficial da Virada Cultural Paulista 2015 de Mogi das Cruzes, às 18h45 deste sábado, no Theatro Vasques


Às 18h45 deste sábado (30/05) acontece a abertura oficial da Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes. O evento, já tido como a maior intervenção cultural simultânea do Estado de São Paulo, é realizado na cidade desde 2008 e, neste ano, chega repleto de novidades. Uma delas é a feira gastronômica montada no Largo Bom Jesus, que terá 10 barracas comandadas por feirantes e microempreendedores da cidade e servirá como praça de alimentação para artistas e todo o público presente. 

Outra novidade é a apresentação de uma atração de Mogi das Cruzes abrindo o evento. Quem tomará o palco do Vasques a partir das 18h45 é a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, regida pelo maestro Lélis Gerson. Formado em 2003, o grupo já é referência dentro e fora da cidade no que se refere à difusão da prática musical, além do aspecto de formação sociocultural. 

A localização e distribuição dos palcos também têm mudanças neste ano. O palco principal, por exemplo, onde acontecerão os shows das atrações enviadas pelo Governo do Estado, estará no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, proporcionando mais segurança ao público. Já a praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, onde muito em breve será inaugurado o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, também receberá um palco, no qual serão apresentados shows de música autoral brasileira. 

Palco principal

 Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes começa neste sábado

Os shows contratados e enviados pelo Governo do Estado acontecerão todos no palco principal da Virada. No sábado (30/05) , o maior destaque é a apresentação da banda Titãs,a partir da meia-noite. Durante o show, que terá Mario Fabre (bateria) como músico convidado, músicas recentes e clássicos se misturarão. Já no domingo (31/05), às 15h30, tem o show da Banda Eddie. Liderada pelo vocalista Fábio Trummer, o grupo de Olinda está na estrada há mais de vinte e cinco anos. Em um show explosivo, eles repassam vários momentos da carreira. 

Também no domingo (31/05), às 17h é a vez da cantora Tiê se apresentar. Após um elogiado álbum de estreia, Sweet Jardim (2009), e o sucessor A Coruja e o Coração (2011), a cantora deu um passo mais sólido em 2014, quando lançou o disco Esmeraldas. Encontro entre o pop e rock, o trabalho tem entre os destaques a faixa All Around You. Trata-se uma parceria de Tiê com o músico David Byrne (ex-líder dos Talking Heads), Tim Bernardes e André Whoong. Além desta canção, ela mostra ainda A Noite e Máquina de Lavar.

O encerramento da Virada na cidade fica por conta de Renato Teixeira. Um dos ícones da música de raiz brasileira, o renomado cantor e compositor faz um show que reúne músicas de sua autoria e composições de outros nomes da música sertaneja. Além de Romaria, faixa que ficou conhecida na voz de Elis Regina e impulsionou a sua carreira, Renato Teixeira percorre ainda, com o violão em punho, Tocando em Frente, Amanheceu, Peguei a Viola e Cuitelinho.

Programação local

Muito além de parceira, Mogi das Cruzes já é vista como correalizadora da Virada Cultural Paulista. Isso porque, em todos os anos, a Secretaria Municipal de Cultura contrata dezenas de artistas e bandas locais, para complementar e rechear a programação no município. Neste ano não será diferente. No palco principal, por exemplo, onde se apresentarão todas as atrações enviadas pelo Governo do Estado, quem fará a abertura, às 19h30, é a banda Raiz Brasil, de Mogi das Cruzes. 

Em outros pontos, a programação completa será comandada por artistas locais. É o caso, por exemplo, do palco do rock, no Largo do Rosário. A partir das 19 horas do sábado (30/05), diversas bandas autorais da já conhecida cena rock do município farão show. Quem abre a programação é o Topsyturvy, que está com nova formação. Na sequencia vêm Motocontínuo, Maquiladora, Jesus Freack, Unholy Outlawm Murrugas e Palheta Perdida. A programação neste palco deve se encerrar perto das 5 horas. Ela será retomada ao meio-dia do domingo (31/05), com atrações de reggae e forró.

O palco da praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, que estará em frente ao futuro Centro Cultural de Mogi das Cruzes, também terá diversas atrações locais, como Roberta Coentro, Vital de Souza, Enio Lobo, Waldir Vera e a Orquestra de Choro de Mogi das Cruzes. Neste palco, a programação também vai até o início da manhã do domingo (31/05) e depois já volta no começo do manhã.

A expectativa é receber cerca de 50 mil pessoas de toda a região. Serão oito palcos, sendo quatro externos e quatro internos. Os externos serão: o palco principal (palco da música brasileira e autoral), palco da praça Monsenhor Roque Pinto de Barros (palco da música brasileira e autoral), Largo do Rosário (palco do rock/reggaes) e Parque Botyra Camorim Gatti (palco da música eletrônica). Já os internos serão o Theatro Vasques (palco da cidade), a Casa do Hip Hop (palco do hip hop), o Ciarte (palco da diversidade) e o Casarão do Carmo (palco da literatura e música instrumental). O investimento total na Virada Cultural 2015 em Mogi das Cruzes é de R$ 204.724,81. (LMS)

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog