Mogi das Cruzes - Bertaiolli recebe homenagem da Bélgica e assina cooperação com a cidade de Tournai

Bertaiolli recebe homenagem da Bélgica e assina cooperação com a cidade de Tournai

Bertaiolli recebeu a medalha de Rudy Demotte, ao lado do cônsul Didier Vanderhasselt (à direita) e do embaixador Josef Smets (à esquerda)


O prefeito Marco Bertaiolli recebeu nesta quarta-feira (27/05), no gabinete, a medalha “Officier de L`ordre de Leopold II” (Oficial da Ordem de Leopold II), das mãos do ministro-presidente do Governo da Federação Valônia-Bruxelas, Rudy Demotte, que também é prefeito da cidade belga de Tournai. A honraria é um reconhecimento do Rei Filipe da Bélgica pelo trabalho de Bertaiolli e pela hospitalidade de Mogi das Cruzes ao receber a seleção belga durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. No mesmo evento, Bertaiolli e Demotte assinaram um ofício que estimula o intercâmbio e a cooperação entre Mogi das Cruzes e Tournai.

“Fiquei emocionado com a recepção aqui em Mogi das Cruzes e principalmente com a presença de crianças com as bandeiras da Bélgica e do Brasil. O presença da Orquestra Sinfônica também foi muito emocionante e sua apresentação fez com que nós pudéssemos sentir toda a riqueza de sentimentos presentes aqui. Nossos laços de amizade e intercâmbio serão cada vez mais fortes”, disse Demotte, ao lado do embaixador da Bélgica, Josef Smets, e do cônsul-geral da Bélgica no Brasil, Didier Vanderhasselt. A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, sob a regência do maestro Daniel Bordginon, apresentou-se durante o evento.

A honraria recebida por Bertaiolli é dada pelo reino da Bélgica e foi criada em 1900, pelo Rei Leopold II. A medalha é atribuída por decreto real aos cidadãos belgas mais importantes e alguns estrangeiros que, de alguma forma, contribuíram com o Estado belga. “É uma honra muito grande receber esta medalha, de um país antigo e desenvolvido como a Bélgica. Temos muitas experiências a serem trocadas e sempre disse que a experiência de receber a seleção belga em Mogi das Cruzes não se resumiria apenas à Copa do Mundo, mas seria o início de relações nas áreas cultural, econômica e social, entre outras”, disse Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e do presidente da Câmara Municipal, Antonio Lino. O evento contou com as presenças de secretários municipais, autoridades civis, militares e religiosas, além de representantes de empresas e entidades.

Desde a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, quando Mogi das Cruzes recebeu a delegação belga em Jundiapeba, a cidade tem estreitado seu relacionamento com o país europeu. Durante a Copa, alunos da rede municipal assistiram a treinamentos da seleção belga e Mogi recebeu o Mês da Cerveja Belga, uma parceria entre a Prefeitura e o Consulado Geral da Bélgica em São Paulo. Durante o evento, os mogianos puderam aproveitar as promoções e descontos especiais em 18 bares e restaurantes da cidade que participaram da programação. Outra opção foi o Festival Gastronômico, que ocorreu em julho de 2014.

Em novembro de 2014, o prefeito Marco Bertaiolli viajou para a Bélgica e participou de uma agenda de trabalho com várias lideranças locais, que renderam ao município várias parcerias e intercâmbios. Ele esteve com o embaixador brasileiro naquele país, André Mattoso Maia Amado, e com o prefeito de Bruxelas, Yvan Mayer. Em Bruxelas, Bertaiolli se reuniu, além do prefeito, com secretários das áreas da Saúde e Educação. 

Cada um apresentou os projetos desenvolvidos em suas áreas e o prefeito mogiano também mostrou os índices de desenvolvimento em Mogi das Cruzes, que nos últimos anos avançaram muito. O prefeito mostrou que Mogi conta uma rede integrada de Saúde, detalhou o funcionamento do SIS e também o período integral de educação, que foi implantado na cidade e atende fundamentalmente os bairros. “A viagem, a troca de experiência, de know how e de informações são frutos da estadia da seleção belga em Mogi das Cruzes. Esta foi uma relação que não se encerrou com a Copa do Mundo”, disse Bertaiolli.

Na Embaixada Brasileira, em Bruxelas, Bertaiolli conversou com o embaixador Maia Amado sobre as oportunidades de investimentos de empresas belgas em Mogi das Cruzes e colocou a cidade à disposição para conversar com empresários interessados em desenvolver atividades no Brasil. O prefeito visitou a Sonaca, maior indústria de produção de peças para o ramo de aviação da Bélgica e que está estudando novos investimentos no Brasil, onde já possui parceria com a Embraer e três fábricas em São José dos Campos. Bertaiolli encontrou-se com o CEO mundial da empresa, Bernard Delvaux, e apresentou a cidade como opção para receber uma nova unidade. (MAS)

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog