Funcionários da CPTM adiam greve para próxima terça-feira

Ferroviários aguardarão nova audiência de conciliação prevista para ser realizada na segunda-feira, no TRT

Publicada em 27/05/15
Divulgação
Ferroviários querem reajuste salarial de 7,78% mais 1,5% proposto pelo tribunal
Domingues Tomaz
Diário do Alto Tietê
Os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adiaram a greve programada para hoje, após assembleia realizada pelo Sindicato dos Ferroviários de São Paulo na noite de ontem. Uma nova audiência de conciliação está prevista para a manhã do dia 2 de junho no Tribunal Regional de Trabalho da 2ª Região (TRT).

A proposta apresentada durante a audiência será discutida em assembleia no final da tarde do mesmo dia. Caso não haja acordo, a categoria ameaça parar a partir da meia-noite do dia 3. De acordo com a liderança sindical, os funcionários da CPTM esperam que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) "enxergue o valor dos ferroviários e os reconheça da mesma forma que reconhece os trabalhadores do Metrô". Os dois órgãos são vinculados ao governo do Estado de São Paulo.

A nova reivindicação dos ferroviários é um reajuste salarial de 7,78% do INPC/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais 1,5% proposto pelo tribunal, totalizando um aumento de 9,29%. O novo índice representa a inflação anual mais 1% de aumento real. A CPTM havia elevado ontem, de 6,65% para 7,72%, a proposta de reajuste salarial para os trabalhadores, valor inferior aos 8,25% propostos pelo desembargador Wilson Fernandes na audiência da última segunda-feira.

Condições
Na semana passada, os ferroviários decidiram realizar uma greve por tempo indeterminado, que começaria hoje. Na última sexta-feira, a Justiça ordenou que, em caso de greve, os ferroviários devem manter 90% do efetivo de maquinistas e 70% dos demais funcionários nos horários de pico (entre 4hrs e 10hrs e entre 16hrs e 21hrs) e um contingente de 60% nos demais horários.

A decisão judicial também impede que os trabalhadores liberem as catracas para os usuários durante este período. Em caso do não cumprimento, os sindicatos que representam os funcionários estão sujeitos a pagar multa diária de R$ 100 mil caso não cumpram as determinações.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog