10 negócios que usam impressoras 3D para faturar

Custo do equipamento já baixou muito e com isso surgem startups que têm na ferramenta sua base de trabalho

Sapato do designer Janne Kyttanen feito em impressora 3D (Foto: Divulgação)

Pequenas empresas grandes negóciosCom preços cada vez mais acessíveis e uma grande variedade de materiais que podem ser utilizados no equipamento, as impressoras 3D estão virando fonte de receita para uma série de empreendedores. Não param de surgir ideias de negócios que usam a ferramenta. Só depende da criatividade do empresário.
Entre a variedade de materiais aceitos nas impressoras 3D, podemos citar filamentos de nylon, termoplásticos resistentes, bronze, aço inoxidável, prata e cerâmica, o que permite imprimir uma gama enorme de produtos.
Abaixo, uma lista com 10 startups que têm na impressora 3D uma ferramenta essencial de trabalho.
Blizzident: A empresa faz escova de dente sob medida, com 400 cerdas, e promete uma escovação completa em apenas seis segundos. O processo começa no consultório do dentista, que faz um molde da boca do paciente e o manda para a Blizzident. Em 12 semanas, a escova chega ao paciente por 299 euros. Segundo o fabricante, o produto dura um ano e a troca por um modelo novo sai por 159 euros.
Sesame Ring: Dois estudantes do MIT, nos EUA, criaram um anel impresso em 3D que pode substituir o bilhete único do ônibus em Boston. A dupla sempre esquecia o cartão em casa e aí veio a ideia de criar algo que pudesse ser “vestido”. O anel é à prova d´água, carregado com dinheiro e basta encostá-lo no leitor para validar a passagem. O levantamento de fundos no Kickstarter ultrapassou a meta em US$ 5 mil.
Materialise: A empresa belga e a designer de moda Melinda Looi criaram acessórios de moda impressos em 3D. A coleção foi inspirada nos pássaros e surgiram itens para usar na cabeça, bijuterias, sapatos e até uma saia.
Janne Kyttanen: O designer criou uma coleção de sapatos produzida em impressora 3D. São quatro modelos: Leaf, Macedonia, Facet e Classic. O cliente pode comprar o sapato já impresso ou apenas o arquivo digital.
Hot Pink: Fundada em Londres em 2011 pelo casal Manu e Pip, a startup faz anéis sob medida para seus clientes.
Freedom Of Creation: Especializada em design com tecnologia de impressão 3D, a empresa finlandesa foi fundada no ano 2000 e mudou-se para a Holanda em 2006. Entre os produtos oferecidos estão objetos de design, complementos mobiliários, de iluminação, bolsas e bijuterias.
Makie Lab:
Sediada em Londres, essa startup imprime bonecos desenhados pelo próprio cliente. O consumidor pode escolher como será o cabelo, os olhos e as roupas, além de definir a fisionomia do brinquedo.
Continuum Fashion: A startup, sediada em Nova York (EUA), desenvolveu o primeiro biquíni impresso em 3D. Batizado N12 – por conta do material usado em sua fabricação, o Nylon 12 -, o duas-peças é vendido por US$ 250 no site da empresa.
Protos Eyewear: A startup americana sediada em São Francisco e fundada em 2011 faz óculos customizados com base em duas fotos enviadas pelo cliente, uma de frente e outra de perfil.
Zazzy: A startup holandesa Zazzy usa impressoras 3D para oferecer aos consumidores bijuterias exclusivas.
 

Postagens mais visitadas deste blog