Mogi das Cruzes - Computadores interativos chegam a escolas da zona rural de Mogi das Cruzes

Computadores interativos chegam a escolas da zona rural de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes recebeu 14 computadores para trabalhar com os alunos da rede municipal. Equipamentos foram entregues para os Núcleos Rurais 1 e 2 e três escolas municipais


Com nove anos, Brenda Soares Augusto descobriu uma nova forma de aprender. O caderno e o lápis ganharam a companhia de uma lousa eletrônica, parte de um computador interativo que sua escola recebeu em maio deste ano. “É muito legal, a gente aprende mais e de um jeito diferente”, contou. Mogi das Cruzes recebeu 14 equipamentos como este por meio de um programa do Governo Federal. Os computadores foram entregues para os Núcleos Rurais 1 e 2 e três escolas municipais.
    
A menina estuda na Escola Municipal Rural Profª Maria Alda Musolino Lainetti, no Taboão, que integra o Núcleo Rural 1 e atende 75 alunos de 4 a 10 anos. A equipe formada pelos professores Elio Dias Oliveira, Bianca Andreani Pereira, Deize Aparecida Bola Vieira e Rita de Cássia Santos de Almeida está desenvolvendo novas atividades, o que está permitindo avanços no ensino de algumas disciplinas. “Antes, as aulas de arte eram dadas com a ajuda do retroprojetor, hoje eles já incorporaram o novo equipamento à rotina da escola”, contou a diretora Patrícia Marins Aguiar Conde.
    
Leve e portátil, o computador virou uma atração na escola. Em uma sala, todos os alunos são reunidos para fazer atividades com a nova tecnologia, em especial com a lousa interativa. O equipamento tem também leitor de DVD e possibilita a reprodução de vídeos e fotos, além do acesso à internet e a realização de atividades de escrita na própria lousa. É possível o trabalho com diversas disciplinas, que também podem ser desenvolvidas por meio de jogos. 
    
As atividades em grupo estão quebrando as barreiras dos alunos quanto ao uso do computador. “Eles mesmos já perceberam que o equipamento é fácil de usar, sabem a estratégia, a posição correta da caneta para escrever na lousa”, disse Deize. O computador já fez a diferença durante o período da Copa. “Foi possível usar os mapas, girar o globo apresentando os países participantes do Mundial e sua localização e fazer comparações”, explicou o professor Oliveira. 
     
Não só os alunos encontraram facilidade no uso, mas também os professores. O orientador de informática do Núcleo Rural 1, Leonardo Felix de Lima, se surpreendeu com a aplicação dos educadores. “Achei que seria mais difícil, mas a adesão dos professores foi muito boa, é um equipamento bem intuitivo e de fácil utilização. O interessante é a troca de experiência entre as escolas que receberam o computador, tem sido muito interessante e permite um trabalho em conjunto de toda a equipe”, disse.
    
Para os professores, o desafio agora é a busca de novas atividades para os alunos. “O uso do computador é muito positivo, enriquece muito. Inova o ensino dos conteúdos tradicionais Os alunos têm mais uma mídia para aprender e cabe a nós, professores, encontrar novos desafios para eles”. A professora Bianca destaca o aumento na autoestima dos alunos. “Eles já tem segurança em manusear este novo material, elevando sua autoestima”, observou. (KCB)