Mogi das Cruzes - Curso da Unilivre sobre Educação Ambiental terá continuidade neste sábado

Curso da Unilivre sobre Educação Ambiental terá continuidade neste sábado

Segunda etapa do curso sobre Educação Ambiental e Patrimonial será realizada neste sábado, dia 26, no Parque Municipal, das 8h às 12h


A Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre) de Mogi das Cruzes dará continuidade neste sábado (26/07), das 8h às 12h, no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, ao curso “Educação Ambiental e Patrimonial”. A primeira etapa foi realizada no sábado passado, dia 19. Este é o segundo curso da UniLivre em sua grade curricular do segundo semestre deste ano – o primeiro abordou o tema “Técnicas de Pesquisa em Biologia da Conservação” e aconteceu nos dias 27 e 28 de junho, com boa participação do público.

O próximo curso da UniLivre será “Paisagismo Produtivo Urbano” e ocorrerá nos dias 8, 9,15, 22, 23, 29 e 30 de Agosto, com carga de 40 horas. O curso abordará assuntos como a relação do homem com a natureza; cadeia produtiva do paisagismo; arquitetura de baixo impacto e paisagismo de alto impacto socioambiental; paisagismo produtivo: florestas urbanas e quintais agroflorestais; além de conceitos básicos de representação gráfica para projetos de paisagismo.

Todos os cursos da UniLivre são gratuitos e as inscrições devem ser feitas com antecedência, pelos telefones 4790-5354 e 4790-3529. A UniLivre não é uma universidade no sentido formal. O termo “livre” é usado para diferenciá-la das instituições acadêmicas. Sua proposta é de que as pessoas tenham livre acesso ao conhecimento, promovendo a construção da cidadania ambiental.

O curso deste sábado já teve todas as inscrições realizadas e abordará temas como conservação da Mata Atlântica; arqueologia e sítios arqueológicos; o trabalho do arqueólogo; patrimônio cultural e sua importância; além dos sítios arqueológicos do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello. O secretário Romildo Campello destaca a importância da UniLivre e sua missão de difundir o conhecimento e informações sobre o meio ambiente.

“As pessoas, de uma forma geral, gostam deste assunto e são interessadas em obter novos conhecimentos sobre o meio ambiente de uma forma geral. Neste sentido, a UniLivre cumpre um papel importante de difusão de conhecimento”, afirma Campello. O curso deste sábado e da semana que vem será ministrado pela bióloga e especialista em Educação Patrimonial Rita de Cássia Prando. Nos dois sábados, o curso terá início às 8h e vai até o meio-dia.

A grade deste segundo semestre prevê outros cursos, que abordarão os temas Técnicas de Corte e Poda para Arborização Urbana; Elaboração de Projetos Sócio Ambientais; Jardins Sustentáveis; Base Teórica para Restauração de Florestas Tropicais; e Identificação, Cultivo e Uso de Plantas Medicinais e Aromáticas. A programação também prevê cursos para o primeiro semestre do ano que vem. São eles Fotografia da Natureza, Restauração e Conservação de Nascentes, Artesanato Sustentável, Bioconstrução e Observação de Aves da Mata Atlântica. (MAS)

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula