Poá - Testinha declara de utilidade pública áreas para novo Paço

Espaço é superior a 12 mil metros quadrados e a verba para desapropriação deverá ser de R$ 13 milhões
Lailson Nascimento
Da Redação
Erick Paiatto
Áreas ficam entre as ruas Barão de Juparaná, Barão do Bananal e Lord Cochrane, no Jardim Medina
DatCerca de 18 terrenos localizados no Jardim Medina, em Poá, deverão ser desapropriados para dar lugar ao futuro Paço Municipal. Ontem, a prefeitura publicou os decretos que declaram a "utilidade pública" das áreas, informando que o espaço pretendido é superior a 12,4 mil metros quadrados. Ao Dat, que revelou a intenção de construção do imóvel na semana passada, o prefeito Francisco Pereira de Sousa (SDD), o Testinha, garantiu que já possui verba de R$ 13 milhões para as obras do prédio público.

Nas publicações oficiais, o Executivo aponta que os processos de desapropriações têm "caráter de urgência", o que sugere agilidade nos trâmites burocráticos. Embora existam 18 terrenos, cujas áreas variam entre 8 mil e 250 metros quadrados, a administração municipal terá que negociar com apenas oito proprietários. Um dos donos, por exemplo, possui cinco propriedades no espaço almejado pela prefeitura.

Segundo informou a Secretaria de Obras, o terreno terá a medida exata de 14.424 metros quadrados. O espaço está localizado entre as ruas Barão de Juparaná, Barão do Bananal e Lord Cochrane. A equipe de reportagem esteve no local recentemente e constatou que, atualmente, a área é utilizada para o descarte irregular de lixo e entulho, já que não existem construções em toda a sua extensão. A prefeitura ainda não tem estimativa de quanto irá gastar com as desapropriações.


Projeto
Assim como publicado recentemente, o objetivo de Testinha é reduzir os gastos da municipalidade com os aluguéis de prédios ocupados por parte da equipe de governo que não tem gabinetes no atual Paço. O Dat solicitou um levantamento dos valores gastos com as locações, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

A intenção de construir o novo Paço, que foi revelada pelo prefeito há pouco mais de dez dias, passou a ganhar destaque nas entrevistas do gestor, por se tratar de um dos principais projetos do segundo mandato.

A Secretaria de Obras, inclusive, já informa que a ideia é construir um imóvel ecologicamente correto, com captação de águas pluviais, telhado arborizado, entre outros itens. O prédio, cujo projeto está em fase de diagnóstico, poderá ter sua estrutura em vidro.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog